Início » Cultura » O que aconteceu com o iceberg que afundou o Titanic?
O outro lado

O que aconteceu com o iceberg que afundou o Titanic?

Titanic durou cerca de cinco anos, já o iceberg começou sua lenta viagem para o Atlântico Norte mais de três mil anos atrás

O que aconteceu com o iceberg que afundou o Titanic?
Iceberg com sinais de colisão e mancha vermelha (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Há cem anos, um transatlântico atingiu um bloco de gelo e afundou no Atlântico Norte. A história do transatlântico já foi contada centenas de vezes. Esta história é sobre o bloco de gelo. As fotos abaixo são, muito provavelmente, a única evidência fotográfica conhecida do real iceberg que atingiu o Titanic. Compreensivelmente, ninguém se preocupou em tirar fotografias enquanto o navio estava afundando, na verdade, por isso é impossível fazer uma identificação absolutamente precisa. Mas ambas as fotografias apresentam um sinal revelador de uma colisão com um navio e ainda mais: uma mancha de tinta vermelha.

Foto tirado por comissário chefe de um transatlântico alemão

 

A foto acima foi tirada pelo comissário chefe do transatlântico alemão SS Prinz Adalbert, que em 15 de abril foi navegando por milhas do Atlântico Norte e ficou a meros metros de distância de onde o Titanic afundou na noite anterior. Na época, o comissário não conhecia a história do Titanic, portanto, ele não foi à procura de icebergs. Ele simplesmente viu um traço de tinta vermelha ao longo da base do bloco de gelo, o que possivelmente significava que um navio havia colidido com ele nas últimas doze horas.

Possível iceberg que afundou o Titanic

Está foto ao lado foi tirada por um capitão do Minia, um dos navios normalmente utilizados para colocar cabos de profundidade, tais como os de telecomunicações, enviado para o local do naufrágio para recuperar cadáveres e detritos. O capitão alegou que se tratava do único iceberg da área e a tinta vermelha era novamente um sinal claro de que um navio tinha golpeado o bloco de gelo recentemente. Há algum desacordo sobre se este era o único iceberg na área, mas certamente parece provável que algo havia batido naquele, e as chances são boas que esse algo tenha sido o Titanic.

Se você for traçar a história do Titanic, você realmente não poderia ir muito mais longe do que 1907, quando os White Star Lines elaboraram os planos para construir os três maiores navios do mundo: Olympic, Titanic e Gigantic, que mais tarde foi nomeado de Britannic e afundou no Mediterrâneo durante a Primeira Guerra Mundial. Desde a concepção até afundar, o Titanic durou cerca de cinco anos, embora, obviamente, sua memória perdure por muito mais tempo. Mas em comparação, o iceberg começou a sua lenta viagem para o Atlântico Norte mais de três mil anos atrás. Novamente, podemos apenas imaginar os detalhes exatos, mas a história provavelmente começou com uma queda de neve na costa ocidental da Groenlândia por volta de 1000 a.C. Depois de alguns meses, essa neve foi adquirindo uma forma mais compactada, chamando “firn”, que, em seguida, ao longo de décadas subseqüentes foi comprimida em gelo denso pelo peso da neve recente em cima dela.

A água congelada nessas geleiras foi lentamente forçada para o oeste, em direção ao mar. Quando finalmente chegaram à costa do Oceano Ártico, as marés quebraram os pedaços de gelo e então surgiram os icebergs, cerca de trinta séculos após o início de sua formação. O iceberg que afundou o Titanic começou a sua jornada como um contemporâneo do rei Tutancâmon, civilizações inteiras surgiram e morreram enquanto ele fazia sua lenta marcha para a infâmia.

Mas, uma vez que tudo foi feito, a vida do iceberg foi curta. Sabemos disso porque o Titanic afundou no Atlântico Norte, ao invés do Ártico, o que significa que as correntes devem tê-lo levado muito ao sul de onde ele foi criado. Começando na costa da Groelândia, passando pelo Estreito de Davis, para o Mar do Labrador e, por último, o Atlântico.

O iceberg do Titanic foi sortudo, por assim dizer, a maioria dos icebergs derrete muito antes de chegar a esse extremo sul. Dos 15 a 30 mil icebergs criados a cada ano pelas geleiras da Groelândia, apenas cerca de 1% deles faria todo o caminho até o Atlântico. Em 15 de abril de 1912, o iceberg estava pelo menos 2,5 mil quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico.

A temperatura da água na noite que o Titanic afundou era de aproximadamente 3,3 graus abaixo de zero. Uma temperatura, claro, letal para todos os passageiros que tinham sido forçados a se jogar no mar aberto para escapar do navio afundando. Mas essas temperaturas são quentes para sustentar icebergs por muito tempo. A esperança média de vida de um iceberg no Atlântico Norte é apenas cerca de dois a três anos, da criação ao derretimento. Isso significa que, possivelmente, o bloco de gelo partiu da Groelândia, em 1910 ou 1911, e foi embora para sempre até o final de 1912 ou em algum momento de 1913. Certamente, o iceberg que afundou o Titanic sequer resistiu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e já nessa época era um pouco de água doce misturada, imperceptivelmente, com o resto do Atlântico Norte.

Fontes:
Io9 - Whatever happened to the iceberg that sank the Titanic?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

25 Opiniões

  1. Marco disse:

    Realmente, um texto fascinante! Parabéns ao seu autor. Só uma colocação… o iceberg pode ser infame para os humanos, mas deve ser um ídolo, um ícone, para seus pares!

  2. Luana disse:

    Muito interessante. Uma história que desperta o interesse em uma multidao.

  3. ismael disse:

    o titanic so raspou o casco no iceberg nao poderia afundar . supostamente foi um missil porque partiu ao meio.a midia esconde .havia muitos milionarios da epoca no navio.

  4. Aldo Frederico Costa de Araújo disse:

    Esse Ismael foi longe em…. Já foi provado por A + B como o iceberg o afundou!

  5. Ramon Salarini disse:

    haha Muito boa Marco!!!

    E muito bom o texto.

  6. Leonardo disse:

    Gostei

  7. Leonardo disse:

    Gostei muito mas o dono do navio foi brincar com deus

  8. thiago batista rabelo de souza disse:

    cristão mal informados. o capitão do titanic nunca mencionou deus. onde vocês tiraram isso

  9. Thiago disse:

    Excelente texto!

  10. Guilherme Marques Santos Silva disse:

    +Ismael:O Titanic não partiu no meio por causa de um míssil.
    Ele partiu no meio porque a proa inundada do navio estava totalmente puxando o navio para baixo,enquanto a outra proa do navio que estava com ar, puxando o navio para cima,causando assim um rompimento entre as duas proas partindo o Titanic no meio.

  11. leo disse:

    Pessoal,quem mensionou o nome de Deus n foi o capitão do navio n foi o noivo da rose asistam direito o filme. e o navio só afundou Pq botaram o navio pra pra andar muito rapido e ai como o iceberg tava muito perto n deu tempo desviar,pq o navio era muito grande

  12. Natasha disse:

    Gostei mto do texto, mais eu só acho que o Navio Titanic afundou porque o dono dele desafiou Deus falando que nem DEUS afundava ele pois era muito grande e q era todo feito de ferro. DEUS Ele pode todas as coisas ne, porque quem diria o maior navio do mundo ser atingido por um iceberg!

  13. edimar disse:

    na verdadee que a maioria das pessoas se esquece e dúvida do poder de Deus e oque elefez e faz Deus não e vingativo mas nao ousa desafialo afinal de conta ele e o criador de todo o universo e tudo q nele a e o nosso pai celestial .Mestre e criador…

  14. Bsantos disse:

    Ha controversias

  15. Raul Weslley da Silva Souza disse:

    Mas não há nenhuma evidência de que alguém da White Star Line ter afirmado que Deus poderia afundar o Titanic, o naufrágio aconteceu por fatores, como: Não havia binóculos para os vigias e também o navio entrou numa região de icebergs e não diminuiu a velocidade, o que foi fatal. Isso de que no filme mostra Cal Hockley falando que Deus afundaria o Titanic, é apenas uma forma de manipulação pra tentar explicar o que provovou o naufrágio..

  16. RaL disse:

    Sem controvérsias, exatamente esse é o iceberg

  17. Gill oliva Gill disse:

    quando se cria um produto avançado pra uma determinada época ele tem muitas falhas e se tratando de um navio ou um avião não se pode dizer que o navio não afunda nem o avião não cai

  18. Vitória Almeida disse:

    Gente,a história de que ele falou de Deus foi de um vídeo que estava rondando pela internet. Mas no filme não vimos nada disso!

  19. Romualdo Nevescente disse:

    O Iciberg foi culpa do Aécio NEVES

  20. Daniel Rocha disse:

    Os seres humanos vivem invertendo a ordem das coisas. Criam um deus a sua imagem e semelhança; um deus que se vinga porque alguém teria desafiado Seu Poder e Divindade. Ora, que deus fraco esse que se dá ao trabalho de afundar o um Transatlântico por um simples capricho.

  21. Donizete Machado disse:

    É realmente ridículo um ser humano ter essa mentalidade Deus isso aquilo sou católico mais culpar Deus por crianças inocentes pessoas ricas pobres tanto faz Deus já Avaí feito o último sacrifício Jesus seu filho respeitem mais as almas que afundaram com Titanic elas não tem essa culpa

  22. viviany karine de oliveira da silva disse:

    Excelente texto!

  23. Melquisedec Lino Lopes disse:

    …foi o Bolsonaro que providenciou o iceberg para afundar o Titanic…ele achou que o avô do Lula estava a bordo… Assistam “De volta para o futuro IV…

  24. luigi disse:

    EU acho que o titanic nao era pra afundar

  25. Dyone disse:

    Eu só acho q as pessoas deveria ver que um filme não é a vida real, o titanic afundou, se era ou não pra ter acontecido, não iremos saber, só sabemos que ele está a quase 4 mil metros no fundo do oceano. Por favor, não venham falar q foi por causa de que fulano falou q bem deus afunda o navio. Lenda de Filme, burburinho que já está a anos. Não vamos ser leigos e acreditar numa coisa dessas. E que tipo de Deus é esse q vai permitir q milhares de pessoas inocentes morram só por causa de uma frase? Por favor ne gente, não seremos ignorantes esse ponto. Deus não é assim não. Infelizmente o Navio afundou, por falta de atenção do capitão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *