Início » Cultura » O uso do véu pelas mulheres iranianas gera polêmica
Cultura islâmica

O uso do véu pelas mulheres iranianas gera polêmica

Uma guerra cultural sobre o uso do véu está se aquecendo

O uso do véu pelas mulheres iranianas gera polêmica
A campanha no facebook estimulou as mulheres a tirarem o véu (Reprodução/Internet)

Embora muitas mulheres iranianas permaneçam com a cabeça coberta mesmo em casa diante da presença de parentes homens, milhões de outras de mentalidade mais liberada tiram os véus assim que passam  pela porta de casa.

Uma nova campanha de mídia social chamada “Minha liberdade escondida”, lançada por uma iraniana expatriada que vive em Londres, procura desafiar a ortodoxia. O grupo de Facebook, que atraiu 500.00 fãs em menos de um mês, convida mulheres a postarem fotos de si mesmas fora de casa e sem véu.

As mulheres no Irã são estimuladas a usarem pelo menos um lenço sobre a cabeça e cobrir os antebraços e as pernas quando saem de casa. Mas a fiscalização do uso do jihab pela polícia moral do Irã se tornou muito menos rigorosa nos últimos anos, em um momento em que as mulheres questionam os limites do que é legal.

Mas muitas mulheres iranianas, irritadas pela atenção quase juvenil que a campanha de Facebook gerou na mídia ocidental, sentem que essa não é a maneira de avançar. O clero se sentiu atingido pela campanha, já que o jihab é um símbolo do controle clerical.

Fontes:
The Economist-Get it off, put it on

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Ludovino Azambuja disse:

    Acho mais interessantes as iranianas com seus véus, do que as popozudas do bonde do cachorrão sem . . . um véu.

  2. olbe disse:

    Como disse Pilar Rahola, a libertação das mulheres muçulmanas virá por elas mesmas e com a ajuda da internet. As mulheres escondidas dentro de seus véus, não podendo sair sozinhas, não podendo votar, não terem direito a nada, são como objetos dos homens.Seus cabelos apodrecem sem ver o sol, na praia o marido se banha com os filhos e ela toda coberta, num calor escaldante, molha apenas os pés.Feliz das popozudas que são donas do próprio corpo e fazem dele o que elas quiserem…Homens, imaginem inverter posições e os homens só podendo sair à rua usando um pano que lhe escondam o rosto, não poder sair sozinho e quando for pego em traição morrer apedrejado em praça pública.. Não é só o pano cobrindo o rosto, é tudo o mais que vem junto…pensem nisto.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *