Início » Cultura » Artes Plásticas » Obra roubada de Picasso é devolvida à França após 14 anos
Arte

Obra roubada de Picasso é devolvida à França após 14 anos

Estimado em US$ 15 milhões, o quadro 'La Coiffeusse' foi encontrado nos Estados Unidos em dezembro do ano passado

Obra roubada de Picasso é devolvida à França após 14 anos
O quadro 'La Coiffeusse' ('A Cabeleireira') foi apreendido em um contêiner em Newark, NJ, em dezembro passado (AP Photo/U.S Department of Justice)

Um quadro de Picasso roubado há 14 anos de um museu de Paris foi oficialmente devolvido à França na última quarta-feira, 13, durante uma cerimônia na Embaixada da França em Washington, nos Estados Unidos.

O quadro “La Coiffeusse” (“A Cabeleireira”) foi apreendido em um contêiner em Newark, no estado americano Nova Jersey, em dezembro do ano passado, depois que investigadores americanos foram alertados sobre a origem de seu conteúdo. O valor estimado da obra é de US$ 15 milhões. No entanto a etiqueta do contêiner dizia que o produto valia 30 euros.

A autenticidade da obra foi confirmada em 30 de janeiro deste ano, por especialistas em arte de dois museus de Paris. Ela estava na lista de obras de arte roubadas da Interpol desde 2001.

Pintado em 1911, o quadro foi exibido pela última vez em Munique, Alemanha, em 1998. Em seguida, voltou a Paris e foi levado para o Museu Nacional de Arte Moderna. Em 2001, funcionários do museu receberam um pedido de empréstimo do quadro, mas não conseguiram encontrá-lo em seus arquivos. Então, autoridades do museu relataram o roubo.

Fontes:
The Washington Post-Stolen Picasso painting returned to France 14 years after theft

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *