Início » Vida » Comportamento » Os 10 costumes de ano novo mais curiosos do mundo
VIRADA DO ANO

Os 10 costumes de ano novo mais curiosos do mundo

Lista compila os 10 costumes mais estranhos da virada do ano ao redor do mundo, incluindo bater com pão na parede e jogar móveis antigos pela janela

Os 10 costumes de ano novo mais curiosos do mundo
Na Tailândia, acontece uma guerra de água de três dias (Foto: Wikimedia)

Todos os anos, os brasileiros cumprem uma série de rituais para garantir que o ano que está chegando venha com uma carga positiva: lentilhas na ceia, flores no mar, as sete ondas da sorte, roupas brancas para trazer sorte, amarelas para trazer dinheiro, vermelho para trazer amor.

Porém, em uma lista compilada pela rede social Badoo nenhum destes costumes aparece. Foram ouvidos mais de 7.000 usuários de 18 países, para determinar quais os costumes e as tradições mais inusitadas da passagem de ano. Confira a seguir:

1) Desde 1995, o prefeito da cidade de Talca, no Chile, abre as portas do cemitério municipal por volta das onze da noite. Os cidadãos, então, entram, iluminam o lugar com velas e tocam música clássica, para comemorar a data junto de seus parentes mortos.

2) Na Romênia, o costume é tentar ouvir os animais falando durante a virada do ano. Acredita-se que, caso não se escute nada, é sinal de boa sorte.

3) Na Irlanda, bate-se com um pão na parede, para espantar maus espíritos e má sorte.

4) Em Hillbrow, em Joanesburgo, costuma-se jogar móveis velhos pelas janelas, para começar o ano em clima de “renovação”.

5) Na Sibéria, a tradição é mergulhar em águas gélidas, segurando uma árvore, para decorar o fundo do lago em questão.

6) Na Carolina do Norte, nos EUA, há 22 anos, ao invés da descida da bola, como acontece em Nova York, acontece a “queda do gambá”. Um gambá vivo é colocado em uma caixa, suspenso e, à meia noite, é trazido de volta ao chão. Permissões especiais garantem que a queda não seja brusca, mas delicada, para garantir que o animal, que é solto depois, não se machuque. Mesmo assim, a prática já foi criticada pela ONG Peta.   

7) No Peru, dois costumes se destacam: brigas entre vizinhos para resolver questões antigas e a oferenda de frutas para trazer boa sorte no ano novo.

8) Na Escócia, acontece um desfile viking, onde pessoas passam segurando bolas de fogo.

9) Na Alemanha, é costume assistir ao filme “Jantar para Um” (“Dinner for One”), sobre um jantar solitário. O filme é reproduzido todos os anos, até mesmo em bares e restaurantes.

10) Na Tailândia, acontece o Songkran, uma batalha de água, com balões, baldes e armas d’água, que dura três dias.

Fontes:
O Globo-Os dez rituais mais bizarros do mundo para celebrar o ano novo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Paulo Fernando disse:

    São muitos costumes com diferentes culturas anos após anos, mas os brasileiros se incluem
    no rol ainda maior de costumes em relação aos países citados nessa notícia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *