Início » Cultura » Os aliados desembarcam na Normandia
NESTA DATA

Os aliados desembarcam na Normandia

Em 6 de junho de 1944, os aliados desembarcam na Normandia dando início à expulsão dos nazistas da Europa

Os aliados desembarcam na Normandia
A Batalha da Normandia é considerada a maior operação anfíbia da história (Foto: Wikipedia)

No dia 6 de junho 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e Reino Unido, que eram aliados, desembarcam suas tropas na Normandia, França. Esse acontecimento ficou conhecido como o dia D, ou “Operação Overlord”, dando início à batalha da Normandia, que culminou com a expulsão dos nazistas da França.

O preparativos para o dia D começaram em 1943, quando Frederick Morgan, general do exército britânico, planejou minuciosamente o ataque – também conhecido como “Operação Overlord”, para maio de 1944. Enquanto os aliados orquestravam a grande ofensiva, Hitler e o comandante do exército alemão, Erwin Rommel, já desconfiavam de uma possível invasão dos inimigos no litoral francês, porém divergiam quanto ao local onde os aliados atacariam primeiro.

Em 1944, sob o comando do general americano Dwight D. Eisenhower, foram mobilizados mais de 185 mil homens e 20 mil veículos aéreos, marítimos e terrestres. Essa operação anfíbia é considerada a maior da história. Apesar das divergências dos nazistas quanto ao local  e a data em que os aliados atacariam, Erwin Rommel preparou uma defesa contra o ataque. Tal ação é conhecida como “Muralha do Atlântico” e foi caracterizada por uma linha de defesa nazista que se estendia desde a fronteira franco-espanhola até a Noruega, dificultando muito os movimentos dos aliados.

Apesar da forte resistência, as tropas aliadas conseguiram vencer a defesa montada por Rommel, o que permitiu a entrada de mais soldados e veículos aliados. Com os alemães ocupados com o ataque do dia D, que durou dois meses, a defesa de Hitler contra a União Soviética estava enfraquecida. Tal fato colocou Berlim pressionada pelo Ocidente e o Oriente, o que acabou culminando na derrota do nazismo e no fim da Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
InfoEscola-Batalha da Normandia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Rogerio Faria disse:

    Queremos uma operação overlord para invadir Brasília e derrotar os nazistas da corrupção.

  2. Antonio J Nhamúxue disse:

    A verdade é que quem capturou a cidade de berlim foi a URSs após uma ofenciva militar desencadeada desde estalinegrado passando pela polónia e a invasão defnitiva da berlim. Lembre se também que foi em estalinegrad que Hitler perdeu o seu qiarto exército que era o seu último trunfo.

  3. jayme endebo disse:

    A entrada dos estados unidos definiu a guerra, os americanos ofereceram todos os apoios necessarios para que o nazismo fosse derrotado no lado ocidental. A união sovietica lutou bravamente contra os nazistas devido ao fato dos nazistas serem mais cruéis que os comunistas e com isso a população passou a lutar ferozmente contra o agressor. Num primeiro momento a população sovietica encarou a entrada dos nas nazistas como “libertação” mas devida às suas próprias bárbaries que lhes eram peculiares a moral soviética definiu o fim da guerra em seu solo.
    Muitos cidadãos dos territorios ocupados tais como franceses, hungaros etc. lutaram com nazistas na frente sovietica, mas quem definiu a guerra foram os americanos que bombardearam sem parar todo o territorio alemão e fazendo entrar em colapso seu parque industrial de guerra, já em 1943 a lufwaffe já não tinha mais aviões para apoiar na frente leste e os nazistas só contavam com a wermarcht e neste campo o sovieticos tinha muita experiencia principalmente com a ajuda da divisão da siberia que conheciam bem as táticas de guerrilha e o frio. Em relação ao Reino Unido eles tiveram o mérito de não se renderem (como os franceses fizeram) e elevaram a moral da europa dominada.

  4. Amilcar Cabral disse:

    Nada disso. USA, United Kingdon e França nunca vão admitir que quem derrotou o nazismo foi a URSS. O dia D foi uma operação precipitada, para evitar que os comunistas ocupassem a Alemanha, após a derrota da Wehrmacht, na batalha de Stalinigrado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *