Início » Cultura » Os cinco melhores lugares do Brasil para passar o Carnaval
Turismo

Os cinco melhores lugares do Brasil para passar o Carnaval

Conheça a programação de Carnaval do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Manaus e Ouro Preto

Os cinco melhores lugares do Brasil para passar o Carnaval
O Sambódromo do Rio de Janeiro é o palco dos desfiles das escolas de samba cariocas

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e em alguns lugares do Brasil virou um segundo nome para as cidades. É o caso do Rio de Janeiro, em que é quase impossível pensar em folia e não se lembrar da Cidade Maravilhosa. Há anos, o Rio é o destino preferido dos turistas para aproveitar o feriadão com muita praia e samba. Já  Salvador é o segundo na lista dos destinos mais procurados no Carnaval. Lá, na capital da Bahia, as principais atrações são os trios elétricos que arrastam multidões pelas ruas da cidade do Axé.

Ainda no Top 5 estão Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais; Recife, a terra do frevo; e Manaus, com o Carnaboi.

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa tem o Carnaval mais famoso e procurado do Brasil e promete fazer uma grande festa em 2011. A animação ficará por conta de mais de 400 blocos de rua, que farão a alegria de pelo menos três milhões de foliões pela cidade, segundo números da prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, as apresentações das escolas de samba cariocas são os destaques da festa e prometem impressionar – como sempre – as 70 mil pessoas que estarão no Sambódromo e os milhões de telespectadores que acompanharão os desfiles pela TV.

Apesar do trágico incêndio que destruiu as alegorias e fantasias de Portela, Grande Rio e União da Ilha, a prefeitura do Rio garantiu que a festa não será abalada e nenhuma escola será rebaixada. Além disso, em 2011, para amenizar os recorrentes problemas de sujeira e o trânsito caótico nos dias de folia, a prefeitura promete investir na melhor organização do Carnaval. Serão mais 13 mil banheiros químicos espalhados pela cidade, contra 4 mil disponibilizados em 2010, e cerca de 500 agentes de trânsito que trabalharão para melhorar a vida dos motoristas.

Confira a lista de blocos de rua do Rio de Janeiro

Salvador

A capital da “Bahia de todos os santos” é tomada por um clima diferente nos dias de folia. A cidade fica mais agitada e tomada por multidões de abadás coloridos que acompanham os trios elétricos. A programação dos blocos é bastante diversificada e contém opções para todas as idades. Entre os trios mais disputados em 2011 estão os comandados por grandes artistas da Axé Music, como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Banda Eva e Olodum.

Confira a programação do carnaval de Salvador aqui.

Recife

A terra do frevo tem um carnaval multicultural. Em 2011, a festa, que custará R$ 30 milhões, terá como homenageados o Maestro Duda, José Ursicino da Silva, e a artista plástica Tereza Costa Rêgo, que são ícones do carnaval e da arte da região. Tereza é famosa por seus quadros, onde retratou mulheres de antigos bordéis do Porto de Recife. Estes serviram de inspiração para decorar a cidade, que ganhará um tom de sensualidade, com mulheres com seios a mostra espalhadas em diferentes pontos.

Já nos bairros principais, o clima de Carnaval será dado por bonecos gigantes, os conhecidos bonecos de Olinda, e pelo tradicional galo da Ponte Duarte Coelho, que ganhará mais brilho e colorido este ano. A animação fica por conta dos blocos de rua, grupos de frevo e de maracatu, além das apresentações de tribos indígenas, no 5º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas, e do desfile dos ‘Bois de Carnaval’, que ocorrerá no domingo, 7.

Confira a programação aqui.

Manaus

Na cidade do Caprichoso e do Garantido — os bois mais famosos do Brasil –, a festa de Carnaval é embalada pelo ritmo de boi-bumbá e é conhecida como o ‘Carnaboi’. Aqui, a fantasia é de índio e a dança é de passos bem marcados.  No sambódromo, os bois rivais no Festival de Parintins trabalham juntos para garantir a animação dos foliões, que seguem o trio elétrico embalado por uma música bem regional: a toada dos bois.

Programação dos desfiles do Recife aqui.

Ouro Preto

Em Minas Gerais, Ouro Preto é o principal destino de quem quer curtir o Carnaval. O Centro Histórico se transforma em uma concentração de multidões, principalmente de estudantes que, com abadás, seguem os trios elétricos. A programação conta com a apresentação de artistas, como os grupos Babado Novo, Monobloco e Molejo. Há opções para quem prefere aproveitar a folia de forma mais tradicional, já que a programação também conta com dezenas de blocos de rua, além da apresentação das escolas de samba da cidade.

Veja a programação dos blocos de Ouro Preto aqui.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. joyce Grossi disse:

    o melhor carnaval do Brasil é Diamantina/Minas Gerais. Para o folião, as 24 horas do dia são aproveitadas ao charme da histórica cidade mineira. O som da Bartucada embala as noites de carnaval com 08 horas de duração. Muito Samba e suor fazem de Diamantina o melhor carnaval de Minas, quiça do Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *