Início » Cultura » Os governantes deste período
Regime Militar

Os governantes deste período

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em 31 de março de 1964 com um golpe de Estado foi instaurado o Regime Militar no Brasil.

O país durante a Ditadura Militar foi governado por:

Marechal  Humberto de Alencar Castello Branco – Nasceu em Fortaleza, no Ceará e tinha 64 anos ao assumir a presidência. Foi eleito pelo Congresso para governar até as eleições de 1965, mas seu mandato foi prorrogado até 1967.

 

General Arthur da Costa e Silva – Nasceu em Taquari, no Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência em 15 de março de 1967, aos 65 anos. Seu governo começou a fase mais repressiva do Regime. Costa e Silva promulgou o AI-5, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional e cassar políticos. Deixou o poder em 1969 por motivos de saúde.

 

Junta Militar

General Aurélio de Lyra Tavares – Ministro do Exército, nascido na Paraíba, tinha 64 anos ao assumir a presidência. Ele era integrante da Junta Militar, que presidiu o Brasil no Governo Provisório durante 60 dias — de 31 de agosto de 1969 a 30 de outubro 1969.

 

Brigadeiro Márcio de Souza e Mello   Ministro da Força Aérea, nascido em Florianópolis Santa Catarina, tinha 63 anos ao integrar a Junta Militar.

 

Almirante Augusto Hamann Rademaker  Grünewald – Ministro da Marinha, nascido no Rio de Janeiro, tinha 64 anos quando assumiu a presidência com a Junta Militar.

 

General Emílio Garrastazu Médici – Nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul. Tinha 64 anos ao assumir a presidência. Seu mandato foi de 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974. O período em que Médici governou o país ficou conhecido como “os anos de chumbo”. Neste período o Brasil passa também pelo milagre econômico, que fez com que o General ganhasse apoio popular.

 

General Ernesto Geisel – Nasceu na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Governou o país de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. O General enfrentou o aumento da inflação com o fim do milagre econômico, crise do petróleo e transferência de investimentos para os Tigres Asiáticos. Foi também em seu governo que o Regime Militar foi derrotado nas eleições dos principais estados do país. Geisel manteve a legalidade das eleições e começou a comandar a abertura "lenta, gradual e segura".

 

General João Baptista de Oliveira Figueiredo – Nasceu no Rio de Janeiro e tinha 61 anos ao assumir a presidência. Seu governo foi de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985. Neste período a abertura política foi intensificada com a anistia, ampla, geral e irrestrita. No entanto, seu governo é marcado pelo terrorismo, como o incidente no estacionamento do RioCentro em 1981, quando uma bomba foi detonada antes do tempo. O objetivo era culpar a oposição e prolongar a ditadura.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *