Início » Cultura » Oscar Wilde é solto da prisão
Nesta Data

Oscar Wilde é solto da prisão

No dia 19 de maio de 1897, o escritor Oscar Wilde foi solto da prisão, onde ficou dois anos por uma acusação de sodomia

Oscar Wilde é solto da prisão
A obra mais famosa de Wilde é "O Retrato de Dorian Gray" (Foto: Wikipédia)

Oscar Wilde foi um escritor irlandês do século XIX, responsável por vários de peças de teatro, ensaios, romances e contos. Famoso na época por ter uma vida desregrada, Wilde foi solto da cadeia no dia 19 de maio de 1897, após dois anos de punição por sodomia.

Oscar Fingall O’Flahertie Wills Wilde foi criado em um ambiente cercado de intelectuais e com condições financeiras boas. Desde jovem destacou-se no estudo da história clássica e nas obras da época. Também era talentoso no conhecimento dos idiomas.

Aos 28 anos, foi aos Estados Unidos para falar sobre suas ideias de renovação moral e a criação de seu novo movimento estético. Objetivo era trazer a vanguarda contrária ao tradicionalismo da época e defendia o “belo” como solução a tudo. No ano seguinte, Wilde foi para Paris, onde sua proposta perdeu força.

O irlandês teve seu período mais produtivo entre os anos de 1887 e 1888, quando lançou muitos contos e novelas, entre eles “O Príncipe Feliz” e o “O Fantasma de Canterville”. Sua principal obra veio em 1891, “O Retrato de Dorian Gray”, onde ele debatia a decadência da moral humana.

No apogeu de sua carreira, Oscar Wilde passou a enfrentar problemas em sua vida pessoal. Passou a ser acusado de ser homossexual pelos ingleses, o que era proibido por lei no país. Um processo por sodomia foi aberto contra Wilde e ele gastou grande parte de sua renda para bancar os custos da ação.

Passou dois anos preso, foi solto no dia 19 de maio 1897 e mudou-se para Paris, onde viveu até morrer no dia 30 de novembro de 1900.

Fontes:
UOL-Oscar Wilde

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *