Início » Cultura » Papa João Paulo II visita o Brasil pela primeira vez
Nesta Data

Papa João Paulo II visita o Brasil pela primeira vez

No dia 30 de junho de 1980, João Paulo II chegou ao Brasil pela primeira vez. Foi a primeira visita de um pontífice ao país

Papa João Paulo II visita o Brasil pela primeira vez
O Papa beijou o chão assim que chegou à Brasília (Foto: Orlando Brito)

O Papa João Paulo II foi um dos mais famosos e carismáticos pontífices da Igreja Católica. Ele foi o primeiro papa a fazer uma viagem para o Brasil, chegando aqui no dia 30 de junho de 1980.

Sua chegada foi no aeroporto de Brasília, onde realizou o gesto simbólico de ajoelhar-se e beijar o chão. João Paulo II ficou no país até o dia 11 de julho e passou por 12 cidades, foram elas: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belém do Pará (PA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).

O papa arrastou multidões por todas as cidades onde passou. Estima-se que mais de 4,5 milhões de fiéis foram às ruas para saudar João Paulo II. A passagem do Santo Padre foi uma das maiores movimentações populares do Brasil, provocando alterações no trânsito e fechamento de bancos e repartições públicas.

Em seus discursos, o papa defendeu justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual. João Paulo II fez ainda mais duas visitas ao Brasil, uma em 1991 e outra em 1997, quando realizou uma missa no aterro do Flamengo que reuniu milhares de pessoas.

Fontes:
Abril-Primeira visita de um papa ao Brasil foi em 1980

2 Opiniões

  1. Helder Augusto de Paula disse:

    Foi muito lindo, fato que marcou e marcará para sempre, o “carisma”, a “humildade”, a “benevolência” do Santo Papa João Paulo II, – homem de Deus, no Brasil. Que agora, beatificado, que nos ilumine, e principalmente, nossos gestores públicos, que se encontram engessados em corrupções e falcatruas, provocando um verdadeiro “genocídio” de criancinhas, de jovens fantasmas ambulantes,drogados, tomados de ímpeto, sem nenhuma esperança para o futuro. Pais nas fileiras das estatísticas de desempregados.

  2. Roberto1776 disse:

    Enquanto isso, Bergoglio parece um tanto cor-de-rosa, com suas posições aparentemente esquerdistas.
    Essa “ameaça” de mascar coca na Bolívia parece ser propaganda de drogas. E de malucos, como o des-moralesado presidente boliviano.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *