Início » Cultura » Artes Plásticas » Pesquisadores podem ter encontrado restos mortais de Mona Lisa
Cultura

Pesquisadores podem ter encontrado restos mortais de Mona Lisa

Fragmentos ósseos em mosteiro são compatíveis com o período da morte de Lisa Gherardini

Pesquisadores podem ter encontrado restos mortais de Mona Lisa
As pesquisas iniciadas há três anos indicam que se trate de Lisa Gherardini (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisadores italianos afirmaram na última quinta-feira, 24, que podem ter encontrado fragmentos de ossos que pertencem à modelo do quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Pesquisas iniciadas há três anos indicam que a modelo na pintura era Lisa Gherardini, a esposa do mercador florentino Francesco del Giocondo.

Historiadores e arqueólogos procuraram seu corpo no convento em que ela passou seus últimos dias de vida. Além disso, abriram a tumba da família Giocondo em uma igreja de Florença para realizar a comparação de DNA.

A datação por carbono revelou que dos corpos recuperados, um grupo de fragmentos ósseos é compatível com o século XVI, período que Lisa Gherardini viveu e “Mona Lisa” foi pintada.

O comandante do Comitê Nacional da Itália para a Divulgação do Patrimônio Histórico e Cultural, Silvano Vinceti, disse que a documentação do local do enterro e estudos antropológicos e arqueológicos fazem com que ele acredite na hipótese de terem encontrado a “Gioconda” (como a “Mona Lisa” é conhecida na Itália).

“Se você me perguntasse o que eu, pessoalmente, subjetivamente, acho e sinto, diria que acredito que a encontramos”, disse o historiador.

No entanto, os limites da tecnologia atual não permitem dar certeza sobre a descoberta e outros especialistas assumem postura mais cautelosa. Para o professor da Universidade de Bolonha, Giorgio Gruppioni, o mau estado dos fragmentos diminuem as chances de comprovação.

“O que esperamos é que técnicas sofisticadas um dia nos permitam extrair e analisar e comparar o DNA para podermos determinar geneticamente que este são os restos de Lisa Gherardini”, afirmou o professor.

Fontes:
O Globo - Italianos podem ter achado restos de Mona Lisa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *