Início » Cultura » Artes Plásticas » Picasso inaugura sua primeira grande exposição em Paris
NESTA DATA

Picasso inaugura sua primeira grande exposição em Paris

Em 24 de junho de 1901, o gênio espanhol, ainda desconhecido fora de Barcelona, exibiu 75 quadros em uma galeria de Paris pela primeira vez

Picasso inaugura sua primeira grande exposição em Paris
Picasso em 1908 (Foto: Wikipedia)

Em 24 de junho de 1901, o então desconhecido artista espanhol Pablo Picasso inaugurou sua primeira grande exposição em uma galeria em Paris, na rue Lafitte, famosa por suas prestigiosas galerias de arte.

Picasso tinha apenas 19 anos, ​​mas já havia produzido centenas de pinturas. Os 75 trabalhos expostos na em Paris eram obras sombrias e figurativas de um jovem artista de inegável talento.

Leia também: Musa de Pablo Picasso assume o pincel
Leia também: Picasso em três dimensões no MoMa 

Picasso, amplamente reconhecido como a figura dominante das artes plásticas do século 20, nasceu em Málaga, na Espanha, em 1881. Seu pai era professor de desenho e preparou Picasso para uma carreira acadêmica na arte. Ele fez sua primeira exposição aos 13 anos e, mais tarde, abandonou a escola de arte para experimentar com estilos diferentes de arte moderna.

Picasso viajou a Paris pela primeira vez em 1900, voltando uma ano depois munido de 100 de suas pinturas, com as quais pretendia convencer algum dono de galeria a organizar uma exposição. Ele foi apresentado a Ambroise Vollard, um vendedor de arte que havia patrocinado Paul Cezanne. Vollard concordou imediatamente em exibir Picasso em sua galeria depois de ver suas pinturas.

Os quadros de Picasso eram diversos, retratando desde cenas urbanas a belas paisagens, de prostitutas a senhoras da sociedade. O jovem artista recebeu uma crítica favorável e permaneceu em Paris até o final de 1901. Retornaria, mais tarde, para morar na cidade.

Ao longo da sua carreira, Picasso fez mais de 50 mil pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas que são divididos em uma série de períodos que se sobrepõem. O gênio espanhol continuou a produzir arte apaixonadamente até a sua morte em 1973, aos 91 anos.

 

Fontes:
History.com - Picasso exhibited in Paris

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *