Início » Cultura » Pintura renascentista pode ser retrato de Lucrécia Bórgia
Arte e história

Pintura renascentista pode ser retrato de Lucrécia Bórgia

A obra, de autor desconhecido, está há 43 anos em uma galeria de arte na Austrália e pode ser o único retrato existente da famigerada Lucrécia Bórgia, a filha ilegítima do Papa Alexandre VI. A pintura é tribuída a Dosso Dossi, um artista contemporâneo de Michelangelo e Rafael.

A tela, intitulada "Retrato de uma juventude", foi adquirida pela galeria australiana em 1965, em Londres, ao preço de £ 8 mil (cerca de US$ 12,4 mil). Uma vez comprovado que se trata do retrato de um integrante dos Bórgia, a pintura poderá valer milhões.

Lucrécia Bórgia foi a filha ilegítima do cardeal Rodrigo Bórgia, que foi o Papa Alexandre VI de 1492 a 1503, e cuja família se tornou conhecida por envolvimentos com corrupção e escândalos. Há outros retratos que dizem ser de Lucrécia, mas nenhum foi aceito pelos estudiosos, que ainda darão o veredicto sobre a pintura atribuída a Dosso Dossi.

O homem por trás da descoberta, Carl Villis, curador da National Gallery de Victoria, em Melbourne, disse que o trabalho de investigação levou três anos e foi desenvolvido em três continentes.

Fontes:
Guardian - Mystery portrait is Lucrezia Borgia, claims gallery

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Benedito Lacerda disse:

    Não deve ser Lucrécia Borgia, se fosse feinha assim não teria feito o sucesso que fez.

  2. Vanda Boiko disse:

    Se for, será uma descoberta importantíssima na história, afinal quem provocou tanta polêmica, merece ser visto e conhecido pelo mundo.

  3. Marcelo de Matos disse:

    Não achei feinha não, Benedito. Se recebesse um banho de modernidade poderia passar por Paris Hilton. Interessante é que corrupção pode render dinheiro até "post mortem".

  4. Manoel Augusto de Souza disse:

    Recebi um e-mail deste, visitei a página e, realmente voces estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. De ótimo nível, gostei.
    Abraços,

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *