Início » Cultura » Por que o chocolate, além de ser delicioso, faz bem à saúde?
Saúde

Por que o chocolate, além de ser delicioso, faz bem à saúde?

Graças à química do chocolate, sua ingestão em pequenas quantidades faz bem à saúde

Por que o chocolate, além de ser delicioso, faz bem à saúde?
As sementes de cacau contêm flavonoides, que têm propriedades antioxidantes naturais (Foto: Reprodução/Internet)

Para muitas pessoas o prazer de comer um chocolate é indiscutível. Mas para os chocólatras os benefícios para a saúde ainda são controversos. O chocolate é o vilão de uma série de problemas, como acne e obesidade. Em grande quantidade pode até mesmo envenenar as pessoas. Mas nestes últimos anos diversos estudos revelaram que a ingestão de pequenas quantidades de chocolate é saudável. Por quê? A resposta está na química do chocolate.

Primeiro, as sementes de cacau contêm flavonoides, que têm propriedades antioxidantes naturais. Um deles, em especial, a epicatequina, é muito eficaz para eliminar os radicais livres do organismo, o que ajuda a preservar as membranas celulares e prevenir as doenças cardiovasculares. Porém os flavonoides perdem suas propriedades antioxidantes rapidamente, quando são aquecidos ou processados e, com frequência, não são usados na fabricação do chocolate por causa do gosto amargo. Só o fruto do cacaueiro e, em menos quantidade, o chocolate amargo, oferece esses benefícios.

Em segundo lugar, o cacau contém um estimulante chamado teobromina, que tem efeitos benéficos para a saúde. A teobromina tem uma estrutura molecular muito semelhante à da cafeína. Mas enquanto os efeitos da cafeína são mais fortes no sistema nervoso central, a teobromina tem efeitos saudáveis, sobretudo, para o coração. Em razão do aumento da força contrátil do coração e da dilatação dos vasos sanguíneos, essa substância pode diminuir a pressão arterial em pessoas hipertensas. É eficaz também para estimular o colesterol HDL, ou colesterol “bom”, e combater o colesterol LDL, que se deposita nas artérias e provoca seu entupimento. Além disso, a teobromina alivia os sintomas da asma, porque relaxa os músculos do corpo, a exemplo dos músculos do coração. Alguns estudos sugerem que é mais eficiente para eliminar a tosse do que a codeína. Por fim, e talvez o fato mais surpreendente, o chocolate é mais eficaz no combate à cárie do que o flúor. E a teobromina ajuda a proteger o esmalte dos dentes da erosão por substâncias ácidas.

Fontes:
The Economist - Why eating chocolate is good for you

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *