Início » Cultura » Racismo contra negros: algumas possíveis soluções
Cultura

Racismo contra negros: algumas possíveis soluções

Alguns instrumentos legais podem minimizar a situação do racismo no Brasil. Segundo o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e aprovado em novembro deste ano, o Brasil terá que praticar ações afirmativas, o que significa cotas para afro-descendentes na educação, no mercado de trabalho, nos meios de comunicação.

Se o Brasil não fizer nada, vai continuar botando culpa na escravidão, que já acabou há mais de 100 anos, e não pode mais ser usada como desculpa. Depois da escravidão, houve conivência do poder estatal com a discriminação racial. Então, o Estado que escravizou é o mesmo Estado que tem que fazer política de promoção da igualdade racial, salienta a deputada estadual Jurema Batista.

Na pesquisa Perfil Social das 500 Maiores Empresas, realizada pelo Instituto Ethos e pela Fundação Getúlio Vargas no ano de 2003, fica claro que a política de cotas deu resultados, no caso dos deficientes.

A manutenção de programa especial para contratação de pessoas com deficiência é a política afirmativa mais difundida e praticada por 32% das empresas. É provável que essa ampla adesão se deva não apenas à legislação existente para garantir a inclusão de pessoas com deficiência, mas, também, ou principalmente a uma mudança de mentalidade, com a crescente valorização da responsabilidade social, diz o relatório.

No caso dos negros, ainda é preciso que o indivíduo seja extremamente capacitado para ganhar uma disputa e, mesmo assim, os comentários contêm uma pitada de maldade.

O compositor e historiador Nei Lopes – que é também militante do movimento negro e aos 63 anos recebeu do presidente Lula e do Ministro da Cultura, no dia 8 de novembro, a Ordem do Mérito Cultural pelo conjunto de sua obra -, chama atenção para a nova estética que chegou ao cinema depois do filme Cidade de Deus: negro que vende, que dá bilheteria, é negro de atitude, ou seja, de revólver na mão.

E, na música, negro que vende milhões de cópias é só aquele que se alinha com a indústria pop transnacional – até mesmo fingindo que contesta o sistema, como é o caso dos rappers e hip-hoppers; samba, por exemplo, é coisa de preto velho e pobre, explica. Na sua 16ª obra, Kitábu, o livro do saber e do espírito negro-africanos, Nei faz uma espécie de breviário da filosofia e das religiões africanas e afro-originadas.

No caso das pessoas brancas, há um outro problema: muita desinformação. Nem todos são racistas. Há brancos racistas, os que são solidários à nossa luta, e os que são ignorantes a essa questão, uma vez tocados, até ficam do nosso lado, disse Jurema Batista. No caso negro também. Há negros que têm raiva de negro. Mas sempre explico que a educação que recebeu, não é para que se respeite.

Se não se respeita, não se aceita como negro, não vai aceitar o outro. Ninguém diz: ‘você é inferior’, apenas negam a sua cultura, a sua identidade e só te reconhecem como escravo. O único papel de relevância que nós somos reconhecidos na história brasileira é como escravos, complementa Ivanir dos Santos, secretário-executivo do CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas).

Ivanir é também responsável por um dos mais importantes projetos de valorização dos afro-descendentes: o Projeto Camélia da Liberdade. Algumas entidades foram homenageadas porque tiveram política de ação afirmativa. Não ano passado, ganharam cinco empresas:

ABN Banco, IBM, Du Pont, Camisaria Colombo e a PUC – pela Uneb – Universidade Estadual da Bahia. O projeto continua. Estamos concluindo agora seis cadernos, publicações sobre história de personalidades negras, além de contribuições em várias áreas.

Um concurso de redação sobre a contribuição do negro na sociedade e política de ação afirmativa, em 500 escolas públicas e particulares, será lançado em fevereiro.

No último dia 22 de novembro, Ivanir participou de uma marcha em Brasília pedindo a anistia do marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata – que eclodiu em 22 de novembro de 1910 – e lutando também para que a Petrobras colocasse o nome dele em um de seus navios.

A Marinha resiste, nós sabemos. Mas não vamos abrir mão deste herói negro. Continuamos a luta, talvez ainda seja preciso mais 100 anos para que todos se acostumem a nos ver em condições de igualdade, concluiu Ivanir.

Leia mais:

Livro – Uma Gota de Sangue
Livro do sociólogo Demétrio Magnoli explica como iniciativas racialistas envenenam a sociedade.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

77 Opiniões

  1. Lucas Gabriel disse:

    O racismo tá em todo lugar na verdade o povo negro tem que abrir o olho e não se deixar ser taxado pela sociedade , que diz que porque voce e pretinho nasceu na favela tem que ser ladrão traficante , o povo negro tem que lutar para acabar com essa ideologia se deixarmos os outros dizer o que vamos ser o racismo não vai acabar, temos nós que tomar consciência e mostrar que podemos ser mais do que todos dizem só assim vai acabar tudo isso ou pelo menos diminuir muito, quero ensinar para meu filho o que meus pais não me dizia ,que e debater discordar ter orgulho de ser negro e sempre lutar e transformar

  2. Roque Santos Gomes disse:

    O negro é um ser humano! Pode ser bom, ruim e ter todos os defeitos e virtudes que qualquer outra pessoa possa ter, não podemos achar que todos são iguais, pessoas são diferentes e infelizmente tem pessoas que acham que na sua plena sabedoria tem coragem de escrever isso e achar que todos são iguais!

    EXISTE PRECONCEITO POR CAUSA DO MAU COMPORTAMENTO, DA FALTA DE CIVILIDADE E EDUCAÇÃO, DA FALTA DE UMA LINGUAGEM DECENTE POR PARTE DA MAIORIA. TIVE UM NAMORADO NEGRO A QUAL EU NAMOREI POR CAUSA DA SUA MUITÍSSIMA INSITÊNCIA E ELE ME TRAIU COM UMA MULHER NEGRA COM ROUPA VULGAR QUE SE DIZIA CRENTE E QUE TAMBÉM TRAIU O SEU IRMÃO.ESSE EX NAMORADO NUNCA SAIA COMIGO PARA LUGARES PÚBLICOS, MÃO FECHADA, NUNCA ME DEU UM PRESENTE E SEMPRE TEVE LINGUAGEM INDECENTE E IMORAL E NUNCA CONSEGUIU SE CORRIGIR.UM PROFESSOR TAMBÉM NEGRO ME MARCOU E FEZ APOLOGIA AOS ALUNOS DO MEU HORÁRIO PARA TIRAR 10 E NÃO 9 SÓ PORQUE EU ESTAVA TIRANDO A NOTA 9, COMO SE PROVA TEÓRICA FOSSE PROVA DE ALGUM APRENDIZADO REAL, SABEMOS QUE APRENDEMOS MAIS NA PRÁTICA.BOM TÁ BOM OU QUER MAIS?

  3. Roque Santos Gomes disse:

    O racismo é o resultado da educação doméstica no Brasil, famílias com pais e mães racistas e que trazem jargões e pensamentos descriminatórios passados de geração em geração, cremos que nenhuma criança nasce racista, a criança imita e aprende com o adulto, ouve comentários de que fulano é preto tem o cabelo duro e quando é inteligente é um pretinho esforçado, quando passa no vestibular e por causa das cotas, e o pior, nós negros não nos vemos na televisão em novelas, programas e ocupando cargos de destaque nas forças armadas, na política e nos outros segmentos da sociedade. O americano por mais racista que seja consegue ser menos que os brasileiros até pelas oportunidades dadas aos negros que conquistaram destaque na politica, nas forças armadas americanas e sabem usar a sua força política. Se brasileiro fosse cachorro não teria pedigree devido a sua grande mistura, somos vira latas quando queremos ser brancos, pardos, negros e índios(brancos+negros+índio = brasileiro) onde está o pedigree? Nos europeus escravos desfarçados de colonos que chegaram ao Brasil para colher café ou nos portugueses renegados que foram banidos do reino português para ocupar um país selvagem.

  4. ANGELA CRISTINA ANDRADE DA SILVA disse:

    O RACISMO sempre vai existir, isso é fato, mas nos negros porecisamos nos assumir como negros que somos.pois só assim a sociedade vai perceber que somos parte desssa sociedade, que na verdade é escrava de seus preconceitos.

  5. Kátia Nunes disse:

    EXISTE PRECONCEITO POR CAUSA DO MAU COMPORTAMENTO, DA FALTA DE CIVILIDADE E EDUCAÇÃO, DA FALTA DE UMA LINGUAGEM DECENTE POR PARTE DA MAIORIA. TIVE UM NAMORADO NEGRO A QUAL EU NAMOREI POR CAUSA DA SUA MUITÍSSIMA INSITÊNCIA E ELE ME TRAIU COM UMA MULHER NEGRA COM ROUPA VULGAR QUE SE DIZIA CRENTE E QUE TAMBÉM TRAIU O SEU IRMÃO.ESSE EX NAMORADO NUNCA SAIA COMIGO PARA LUGARES PÚBLICOS, MÃO FECHADA, NUNCA ME DEU UM PRESENTE E SEMPRE TEVE LINGUAGEM INDECENTE E IMORAL E NUNCA CONSEGUIU SE CORRIGIR.UM PROFESSOR TAMBÉM NEGRO ME MARCOU E FEZ APOLOGIA AOS ALUNOS DO MEU HORÁRIO PARA TIRAR 10 E NÃO 9 SÓ PORQUE EU ESTAVA TIRANDO A NOTA 9, COMO SE PROVA TEÓRICA FOSSE PROVA DE ALGUM APRENDIZADO REAL, SABEMOS QUE APRENDEMOS MAIS NA PRÁTICA.BOM TÁ BOM OU QUER MAIS?

  6. Wellison Xavier Xavier disse:

    Eu aprende que só existe, uma raça a humana!!!

  7. tata disse:

    Cor não diz quem uma pessoa é. todos deve respeitar os outras, que é uma coisa que deveria haver no muno, o respeitoo

  8. Susu disse:

    Não é certo jugar uma pessoa pela cor. Cor não define o caráter de ninguém.
    Todos que são preconceituosos deveriam ser presos

  9. edmara disse:

    preconceito e crime as pessoas que tem preconceito contra o negro deve ser preso

  10. Maria de Fatima Alves Araújo disse:

    Fátima Alves
    Preconceito é loucura. Deus nos criou à sua imagem e semelhança, quem somos nós para contestar sua criação? E se O Senhor Jesus for negro? Segundo a história, se eu bem me lembro,ele nasceu mais ou menos no continente africano. E o Preconceito seu tolo? Você vai preferir ir para o inferno por causa do racismo? Acorda meu irmão!
    beijos e juízo!

  11. DANIELE BENTO disse:

    nossa muito complexo e iiso é bom para quem quer entender do assunto minha opiniao:o racismo deveria ser banido da face da terra pois um negocio desse nao era para ter existencia no mumdo .Vamos esquecer desse assunto quem pratica.

    bjos s2
    <3

    Ass:D.B.N

  12. elias bernardo de souza maia disse:

    pra mim sao pessoas ue foram criadas com intuito de ofende os outros… mais se esquecem que as pessoas foram criadas pelo o mesmo ser poderoso que se chama Deus… o criado de todos …

  13. geslene disse:

    todos nos somos um pouco de preconceituosos mas eu tambem sou negra e tenho tambem pessoas da minha familia que sao negros entao pq preconcito?

  14. marinho disse:

    preconceito é crime esses preconceituoso tem que se preso

  15. mylena disse:

    é isso mesmo temos qe venser essas pessoas preconseituosas…

  16. victor disse:

    e certoeu acho errado tratar as
    pessoas assim so por conta da cor .

  17. ilana disse:

    eu acho errado tratar as
    pessoas assim so por conta da cor .

  18. camila disse:

    e certo

  19. Cristiane Justino dos Santos disse:

    A cota para negros em universidades é um erro muito sério do governo brasileiro , apesar de não ser negra acho que eles estão tratando os negros como se fossem uma parte isolada da sociedade.

  20. juh disse:

    o preconseito existe ainda no mundo interio. só que não é por que é negro podemos julgar.
    nunca julgue uma pessoa pra depois não ser julgado

  21. João Manoel de Oliveira Rodrigues disse:

    O racismo ainda é uma realidade constante eu sinto ele todos os dias da minha vida.
    Negar o racismo não muda nuda. Racismo indireto para que sofre nunca é indireto. Nos sempre percebemos.

  22. aline disse:

    Se o Brasil não fizer nada, vai continuar botando culpa na escravidão, que já acabou há mais de 100 anos, e não pode mais ser usada como desculpa. Depois da escravidão, houve conivência do poder estatal com a discriminação racial. Então, o Estado que escravizou é o mesmo Estado que tem que fazer política de promoção da igualdade racial, salienta a deputada estadual Jurema Batista.

  23. Fernando disse:

    Penso que, certa vez, um grupo de seres humanos para se designarem superiores, atribuíram aos de cor de pele marrom (que é a cor da terra e/ou do solo), a nominação de negros(as) que segundo o dicionário Michaelis, é associada/correlacionada à negrada, negrão, negreiro, negritude, negroaça, negrona e, o que é pior, negrume (escuridão, trevas) e negatividade. Devemos respeitar outras opiniões, contudo, defender, em pleno século XX, essa nominação, me parece semear e prolongar a representação e o significado da nominação e, é claro, desconsiderar o avanço da humanidade. Somos todos de carne e osso, assim, vamos refletir sobre os propósitos e significados dessa nominação atribuída. Tenhamos consciência e aplaudamos o desenvolvimento da capacidade de harmonia de todos nós seres humanos – independentemente de cor, religião e raça. Por estas razões, penso que somos seres humanos de cor de pele branca e/ou marrom, sobretudo, seres humanos. É uma ofensa aceitar a nominação de negro(a) e suas associações. Preocupa-me muito essa bandeira da consciência negra, pois, daqui a pouco vai surgir a consciência branca, azul etc. Penso ainda que, as novelas e os filmes que retratam o passado (à época da escravatura, ou seja, do idealismo da superioridade branca), ao contrário de positivo, fomentam as discriminações. Devemos lutar pelo direito de sermos chamados pelo nome de acordo com o registro, via proibição do emprego de palavras (do tipo negro, preto etc.)que caracterizem discriminação de cor, religião e raça.

  24. gisele disse:

    o racismo não leva ninguem a nada por isso temos que amar-los do mesmo jeito que amamos os outros

  25. Gilmara disse:

    Racismo não leva a lugar algum…Deus nos ama do jeito que somos e isso é o que importa.

  26. giselle disse:

    acho um absurdo
    Tem mesmo é que ser presos essas pessoas racistas.

  27. Ana Paula negra Piracicaba disse:

    Se o ser humano notasse o que de fato existe dentro de si, certamente si envergonharia de julgar a cor de uma pele

  28. Larissa disse:

    eu nao tenho nada contra negros eu tenho amigos negros primos eles fazem parte da minha familia eu sou morena todos nos somos iguais nao importa a cor ou a religiao somos do mesmo mundo diga nao ao racismo…

  29. jurema disse:

    bom…acho que esse crime tem que acabar…cadeia nesses preconceituosos

  30. LAUREN (BIGA) disse:

    tds somos iguais , mas tenho q admitir meu forte sao negros

  31. TAMIRES disse:

    BOM,EU NAO SOU RACISTA MESMO PORQUE,SOU MORENA,MAIS PUXADA PRA BRANCA,MAIS,MESMO SE EU FOSSE BRANCA EU NUNCA SERIA RACISTA,MESMO PORQUE,AS PESSOAS NEGRAS SAO IGUAIS AOS BRANCOS.TEM SENTIMENTOS.
    EU SOU CONTRA E DETESO QUEM E RACISTA…

  32. Roberto disse:

    Sou negro de boa aparencia mas isso não vem ao caso, muito legal mesmo que exitam pessoas que nem vc, parabéns, e a descriminação me dói na alma, nunca fui diretamente descriminado mas indiretamente a todo instante todos os dias, todas as horas, percebo nos gestos e olhares das pessoas, se a pessoa te avista seguram suas bolsas mais forte ou trocam de um ombro para o outro, no onibus não sentam do seu lado só como ultima opção, passo por isso a todo momento, me entristece muito isso porque sou uma pessoa do bem, trabalho em uma grande empresa, sou um cidadão como qualquer um. passar por isso é humilhante.

  33. Rosemeire disse:

    Meu Deus nem me fale sobre racismo, é a pior coisa que existe.
    Imagine morar na região mais racista que existe no Brasil ( Sul), onde tudo o que acontece de errado, foi cometido por um negro, onde as pessoas pensam que Brancos sao perfeitos,Fazem questão de dizerem o tempo todo, que negros não gostam de trabalhar etc… è infelizmente aqui no Brasil, dão muito valor para alguém que tenha sobrenome estrangeiro, pessoas que sentem vergonha de dizerem que são brasileiros, e por trás de seu nome, estão sempre dizendo:” Sou descendente de Italiano, alemão, polones e etc……Pensamentos que ridicularizam nos brasileiros….Se vcs querem mesmo saber o que os negros da Região Sul, sofrem, venha conhecer esta região.E o pior que As pessoas brancas, fazem com que os negros daqui, sintam realmente inferiores a eles, e acabam aceitando suas imposições….Meu Deus é de doer, precisamos de Lei mais severas a quem comete este tipo de crime…

  34. Yasmim Andrade disse:

    Deus criou o Mundo e os seres humanos, agora cabe a nós sabermos lidar uns com os outros, sem preconceito!!
    Preconceito…pra que isso??
    O Racismo foi a pior das idéias que uma pessoa pode ter…somos todos iguais independente da raça, religião ou cor…!!

  35. isabel disse:

    odeio racismo por isso, procuro
    me afastar de pessoas racistas. Meus melhores amigos são negros e os amo demais.

    Isabel

  36. Negra linda disse:

    Em resposta ao comentário da Fernanda Teixeira,é preciso primeiro saber escrever a palavra para então depois comentar seu significado,tá querida?aos demais que são à favor do racismo e contra as cotas:Enquanto a porcentagem de vagas de universidades,de empregos,de exposições na mídia,blá,blá,blá era de 100% para as pessoas brancas,nenhum de voces questionou à não inserção de negros,indígenas,orientais,estava tudo muito bem obrigado.Como nem toda luta é inglória,as conquistas estão surgindo,embora que ainda de reparações-,para que se dê oportunidades às classes desprestigiadas até então.Não se está dando nada à ninguém de" mãos beijadas" pois a concorrência haverá sempre só que entre iguais e nela também está inserido o aluno branco pobre.Ou para voces,o branco que é pobre passa a ser negro???Graças à Deus, ele não privilegiou uma classe e sim uma raça-a Raça Humana -com o mesmo teor de inteligência.Que tal aprendermos a usá-la??

  37. raiane disse:

    acho uma falta de respeito enorme,pois somos do mesmo samgue feitos pelas mesmas maos,filhos do mesmo pai,e nao somos diferentes das pessoas negras.

  38. eliane disse:

    Dom Pedro II demorou demais para proibir o trafico de negros oriundos da África. Foi ótimo Obama ter vencido, isso é prova de que o *racismo está mais distante do que muitos imaginavam. Ora, num pais totalmente miscigenado com o nosso, ainda reclamam? Isso vai durar por mais cem anos? Que saco viu! Qual sera o proximo passo dessa considerada *minoria? Basta ver nas favelas a quantidade de *brancos para percebermos que deveriamos sim, nos preocupar com os *desfavorecidos e esquecer se é *branco ou *negro.
    Desde que me conheço por gente, vejo brancos ou negros *bem sucedidos, quando a gente quer a gente *faz acontecer…

    A maior prova de *racismo é essa discriminação feita pelas *cotas.

  39. batista disse:

    Na humanidade ocorreu e ocorrem escravidão pelos mais variados motivos:dividas,derrotas militares, ganância de reis e governos e atualmente por salários irrisórios.Se a Europa é sincera em resgatar com os povos oprimidos, já que foi conivente, omissa e beneficiados com o trafico de escravos e dos saques nas colônias, p.ex. deveriam fazer reservas nas Guianas(Francesas,Inglesa e Holandesa ). O Brasil é uma Nação em formação que deve ser fortalecida pela miscigenação de raças e culturas.Todos que nasceram no Brasil ou o adotaram como Pátria, são brasileiros e em igualdade de condições merecem educação de qualidade, trabalho, saúde e segurança, para que possam dar melhor de si para o progresso pessoal e da Nação Brasileira.

  40. Camilo Terras disse:

    Toda e qualquer lei que crie diferenças entre raças é uma forma de racismo. Acho mais razoável cotas nas universidades para alunos de escolas públicas do que pela cor da pele.

  41. yasmim disse:

    Eu acho que tds devem parar com esse racismo
    Porque alguns julgam os negros pela aparencia e nem se quer tem a preocupação de ver o interior deles
    Mais mesmo assim muita gente pratica o racismo sem se quer perceber
    Porque? todo mundo pergunta
    A resposta é que ás vezes prejudicamos o racismo olhando aos negros quer dizer não só eles como outras pessoas, olhando pra eles com olhar de discriminção
    ENTÃO O QUE EU PENSO É QUE DEFEMOS PARAR COM ESSE RACISMO DE VEZ!
    SÓ ASSIM O MUNDO VAI PRA FRENTE DE VERDADE.

  42. Jaqueline disse:

    EU AMEI QUE OBAMA GANHOU ATÉ QUEMFIM UM NEGRO VAI COMANDAR UMA REPÚBLICA! OTÍMO!!!

  43. Boris Lawrence disse:

    Bom, eu estava lendo o artigo sobre o problema do preconceito racial do negro, e me chamou atencao o fato que o tempo todo a preocupacao e mostrar a contribuicao do negro para a nossa sociedade. Tudo bem , mas eu acho que nao estamaos atacando a raiz do problema. Hoje se parte da premissa que o negro foi escravo, mas nao se faz um historico da escravidao humana, dando a impressao que somente o negro foi escravo, e que ser negro automaticamente implica na escravidaao por motivo de inferioridade.

    Eu acho que temos que disceminar mais o estudo da escravidao humana, mostrando que muitos brancos tambem ja foram escravos, mas por serem escravos de outros da mesma cor, apos aprenderem a sua lingua se difundiram no seu meio e perderam a identidade de escravo.

    Dentro da historia podemso ver que o motivo do negro ter sido escolhido como escravo pelos portugueses principalmente pelo fato do papa ter decretado que um homem nao pode escravizar outro homem, se o fizesse estaria cometendo um pecado mortal e assim nao iria ao paraiso. Os portuguese entao conhecendo a existencia do negro na Africa imaginaram uma forma de contornar este problema, conseguindo a interpretacao de que o negro nao era humano, portanto poderia ser escravizado, com a vantagem que uma vez escravo, devido a sua cor, nao poderia fugir ou se mesclar no meio dos brancos que logo seria interpelado, perguntando quem e o seu senhor. E um cheque mate.

    Com o passar do tempo a escravidao se tornou um encargo economico muito grande aos seus senhores e ai entao foi bolada outra forma de escravidao, a escravidao por sua livre vontade, a escravidao da necessidade de sobreviver, todos hoje somos escravos desta forma, ou voce trabalha pelo salario e sobrevive ou entao voce esta pronto a ser disposto para reciclagem, e ninguem tem nenhuma responsabilidade por voce.

    Hoje todos nos somos escravos do sistema criado, e o pior e que nao ha sinais de saida entao o melhor e ensinar o negro desta condicao humana e ensina-lo como fazer a melhor opcao para ser menos escravo.

  44. Flávio disse:

    No Brasil,existe sim muito preconceito contra os negros. Sou Negro e com muito orgulho e força de vontade consegui mostrar minha capacidade em várias situações. Assim como nos EUA também gostaria de ver alguém como Obama aqui no Brasil. Afinal somos um País Democrático.Sds.

  45. Ieda disse:

    Os negros têm que lutar mais por um espaço melhor na sociedade e parar de se lamentar a discriminação sofrida que às vezes começam por eles mesmos. Temos o bom exemplo de Barack Obama.

  46. Jessica Dayane disse:

    No Brasil ainda existe muito preconceito cotra negros e isso é totalmente errado, temos que acordar pra vida e ver que todos somos uma so raça a humana e todos temos direitos e deveres somos regidos pelas mesmas leis.Devemos respeitar as diferenças tanto fisicas quanto ideologica.É dever de todos nos acabar com essa mediocridade e ignorancia contra as outras pessoas. Acorda gente somos humanos portanto somos racionais e temos sentimentos todos nos sem distinção!!!!

  47. Juliana disse:

    Mas no Brasil é assim, podem observar, não é só no mundo da moda que os estrangeiros ou seus descendentes dominam por aqui. Os grandes empresários, Banqueiros, Juízes, Atores da rede globo, de Cineastas, a maioria são estrangeiros ou são descendentes. Só conheço o LULA de exceção!

  48. Juliana disse:

    E ainda é mais discriminado ainda se for MULHER. Fico horrorizada quando vou ao salão de belza e vejo daquele bando de mulher esticando e pintando seus cabelos de loiros, querendo ser a tal da Gisele Bundchen que nem lá essas coisa é; existem muitas mulheres muito mais lindas que ela, sem contar que ela nem carrega nome brasileiro pra representar a mulher brasileira. Nada a ver!

  49. leandro disse:

    Eu acho que uma das formas de racismo mais absurdas que existem é a cota para os negros.

    Isso é muito humilhante, pois passa a entender que o negro é menos capaz de entrar para uma faculdade.

  50. Thainy disse:

    acho que em primeiro lugar temos que nos dar o respeito para sermos respeitados ,pois também sou negra e tenho muito orgulho disso…big beijos valeu……….

  51. Patricia disse:

    Eu acho que uma das formas de racismo mais absurdas que existem é a cota para os negros…acho isso muito constrangedor e humilhante, pois passa a entender que o negro é menos capaz de entrar para uma faculdade.E se de alguma maneira o presidente Lula quer acabar com o racismo, é acabando com essa cota, pois eles mesmos estão sendo preconceituosos…

    Sou mulata, descendente de negro..meu pai é negro…e somos igual a todos…falando a verdade…todos nós vamos feder do mesmo jeito quando morrermos…e não existe essa de diferença.

    Acho que essa de existir raças, o ato de separar não existe.Só existe uma raça:A HUMANA!!!

    Por isso gente vamos parar e ver realmente de onde sai todo esse preconceito!!!

  52. kel disse:

    Na minha opnião eu acho isso uma bobagem pois somos todos iguais, somos humanos não somos animais então pra que esse tipo de preconceito esse tipo de racimo ok.

  53. jenikely disse:

    eu acho que os negros deveriam ser mais respeitados,pois eles são pessoas como nós

  54. Evandro Correia disse:

    Interessante. A Maria Isabela se declara branca, filha de pai negro. Suponho que ela tenha a pele clara, mas se é filha de negro é 50% negra. Por que se declarar branca? Haverá um racismo inconsciente aí?

  55. maria isabela vitusso disse:

    sou branca e nem por isso sou racista meu pai é negro,e tenho muito orgulho dele racismo é crime!

  56. Amanda disse:

    Para mim, não importa a cor, mas sim o caráter da pessoa. Seja voce mesmo e pare de humilhar as pessoas. Em vez disso, ajude-as…

  57. JESSICA disse:

    Na opinião do Brasil temos quantas raças ?Temos várias né?
    _MENTIRA

    Não existem várias branca, amarela , negra entra outras.

    A unica raça que existe é a raça HUMANA !

  58. wilry disse:

    pra mim todo mundo é igual! porque se acontecer um acidente com uma pessoa branca não vai sair sague vermelho? se acontecer com uma pessoa negra também!então diga não ao racismo,que você pode se considerar meu amigo!

  59. Urânia disse:

    Olha eu gostaria de saber se hoje em dia o negro no brasil tem facilidades para se ingressar na politica?E porque?
    Porq o negro é visto de uma forma diferente do branco?E porque?

  60. Valverde Santana disse:

    Sou "branco" 75% mediterraneo (italiano por exemplo) e 25% semita (judeo) meus antepassados foram quase escravos no BRASIL, não tenho nada a ver com portugueses, a escravidão acabou a mais de 100 anos e eu pergunto o que eu tenho a ver com o sofrimento dos africanos? nada, então por que sou desfavorecido? sabe pq? politicos estúpidos querem dividir o BRASIL em um BRASIL de negros e um BRASIL de brancos, outros países deram privilegios a minorias (caso do BRASIL com 6% de negros), e sabem o que aconteceu? guerras, sangue, não quero que meu amado país vire uma Ruanda, uma Bósnia ou uma Rússia, com guerras raciais. Por isso meu discurso é outro, e começará da seguinte forma: fodam-se amarelos, brancos, negros e vermelhos, não valemos nada pela cor de nossa pele, temos que levar
    em conta apenas uma caracterisca, somos BRASILEIROS e é isso o que importa, essa caracterisca divina deve substituir tudo. Qual tua cor? BRASILEIRO, não é negro ou branco, BRASILEIRO E BRASILEIRO e pronto acabou.
    Enquanto parabenizam deputados e senadores, por criarem leis racistas que favoressem alguns, e preparam este país para um banho de sangue BRASILEIRO, estes mesmos fecham seus olhos para a origem destes politicos, nasceram aqui mas suas vidas são vividas fora do PAÍS, merecemos patricios que nasceram, cresceram e amam este Gigantesco PAÍS.

    Em relação ao comentário de nosso irmão IRAN MARIANO. Vocês adoram generalizar, mas quando nos fazemos a mesma coisa, somos criticados, BRANCOS SO TEM FORÇA NA LINGUA…ENQUANTRO NEGRO É UMA RAÇA FORTE. Meu caro Irmão BRASILEIRO a palavra preto quer dizer desde o seculo X pessoa de cor escura, e negro passou a ser usado no seculo XVI e quer dizer escravo. Os brancos noruegueses, suecos, islandeses e dinamarqueses nunca usaram mão de obra escrava e nunca exploraram a Africa mas são 4 dos 4 países mais desenvolvidos do mundo, em contra partida a Africa inteira representa os países mais subdesenvolvidos do mundo, ja sei tua resposta, culpa do branco que explorou e roubou, mas vc ja houviu falar da Abissínia (Africa), nunca foi colonizada por brancos, e mesmo assim é um dos países mais miseraveis do mundo, que culpa o branco tem nisso? se nos entrometermos nas guerras etnicas dos negros somos ruins (Somâlia) se ficamos de fora (Ruanda) somos piores, AA (Assim é Africa), querem ser como nos? os NACIONALISTAS estão de braços abertos, não somos brancos, negros e nenhuma outra cor, somos BRASILEIROS E AMAMOS NOSSO PAÍS se vc outra pessoa não gostam, voltem para africa ou europa, mas te adianto que como descente de judeos sei que a maioria dos comerciantes de escravos eram semitas e as vezes compravam negros de seus proprios pais, e que os negros que sairam do BRASIL depois da lei aurea e voltaram para africa foram mortos, por serem considerados pelos pretos da africa inferiores.

    Que DEUS os abençoe e nos proteja

  61. Preconceito NAO ! disse:

    Vamos acabar com isso

  62. Pogo disse:

    O racismo não vai acabar, por mais que as pessoas tentem diminui-lo, o máximo que poderá acontecer é a ocultação do mesmo em nossas mentes. E essa conversa de que todos nós somo iguais não cola mais, a gente vai crescendo, observando o mundo, lendo livros e então percebemos que nesse mundo as pessoas pensam de forma coletiva porém coletivo racial. Cada povo de cada país tem a sua cultura e aqui no Brasil uma cultura particular da grande grande grande maoria dos negros é a aceitação desse papo furado de que todos somos iguais, levando ao mesmo a pensar de forma indiferente em relação à sua raça. Eu posso dizer que me sinto estressado quando estou no meio de muita gente branca, quando vejo muitas pessoas opostas a mim (loiros principalmente), e isso foi uma coisa que me tomou ultimamente, percebi que sou um racista e nem me imagino com uma mulher branca ao meu lado, isso poderia ser visto como algo comum no Brasil mas o meu ego se esvairia, a vergonha se apresentaria ao final do dia quando eu refletisse. Se alguém pensa em adotar uma criança negra, que seja um pai ou mãe de pele negra, se ele se educar bem certamente se tornará racista. As pessoas que não pensam racialmente são aquelas que não usam a parte do cérebro que raciocina, são pessoas que tiveram facilidades ou saberão que terão facilidades em se estabilizar financeiramente na vida. Eu nunca jogaria o meu esforço vital no mundo branco, não por ódio racial mas por racismo mesmo. O negro precisa investir no negro mas o negro odeia o negro, o negro tem vergonha do negro (sem generalização, já que sou negro e não sou assim). Se eu fosse milionário investiria na minha raça, dando uma educação de qualidade, iriam se formar, arranjar um bom emprego, iriam ter filho como a gente, com o tempo iriam haver formações de bairros estilo norte americano, só de negros, assim muitos negros seria poupados do estresse. Mas aqui isso não vai acontecer, nunca, só eu não vou fazer a diferença, isso é apenas um pequeno esboço do porquê de o negro ser pobre (sem generalizações), pela autoindiferença.

  63. jaqueline disse:

    eu acho que isso tem que mudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  64. FRANCIELE disse:

    EU TENHO UM SOMHO DE ADOTAR UMA CRIANÇA NEGRA

  65. Luiz Cesar disse:

    Não podemos comparar negros pobres e excluidos com brancos pobres excluidos quando a diferença fundamental é que os brancos não foram submetidos a um regime perverso e desumano e que perpetua na atualidade uma escravidão determinada pelos grilhões que acorrentaram a alma de um povo que luta para ser livre e que merece uma ainda que tardia reparação através de políticas institucionais como o sistema de cotas nas universidades. Entretanto como a escravidão satisfez os interesses da Nação escravocrata que dela se nutriu e beneficiou, o própri Estado brasileiro deveria fazer o seu dever de casa, estabelecendo cotas para os cargos de confiança e também para o provimento através de concurso público. Não podemos simplesmente fechar os olhos e acreditar que negros com formação universitária terão automaticamente garantida ascensão social. A discriminação possui um forte componente econômico que não deve ser desprezado. O abismo social que separa negros e brancos só poderá ser verdadeiramente enfrentado a partir do momento em que o empreededorismo não seja estratificado e excludente. Cidadãos negros formando uma classe média independente dos favores e das benesses dos seus exploradores, não precisarão no futuro de cotas que agora, são essenciais para promoção do negro a ser humano com condições menos desiguais de inserção social.

  66. JANIO disse:

    Achei interessante . Há 10 dias estou em Jejum On line, sem fim, para a igualdade racial no Brasil.

    Só quem sente na pele pode falar desse assunto. É lamentavel, pois as vezes participei de reuniões e o único negro era eu.

    Minha luta é para que haja 30% de negros em todos os cargos de direção dos orgãos governamentais no Brasil.

    Se você me critica, faça as contas no ambiente em você vive.

  67. Renan disse:

    Eu achei o texto muito interessante …

    eu não sou negro mas convivo com eles são minha familia não tenho preconceito nenhum não só com os negros racismo são tudo um pobre e um rico, um rockeiro e um emo e etc…

    é o que eu acho e o que vc acha …..
    tbm de sua opnião.

  68. Renato disse:

    Ações afirmativas não resolverão a problemática do negro no Brasil, justamente pelo fato de o país não necessitar das mesmas. A questaão tem muito mais a ver com nível econômico do que com o racismo; o negro realmente sofre a exclusão nas Universidades e no mercado de trabalho, mas juntamente com ele existe o branco pobre que está na mesma situação. Além disso, acredito eu que no Brasil a adoção de cotas em universidades é hipocrisia, visto que a população daqui é miscigenada, e acabaria provocando a discriminação reversa. Portanto, se trata muito mais duma questão social que racial e o ideal seria aliar as duas para excluir o mínimo de pessoas possível da política de inclusão.

  69. Waladey Quadros Mangel disse:

    Como dizia o grande poeta da musica Jamaicana o Sr. Bob Marley. ¨Em quanto o homem olhar a cor da pele e não o brilho dos dos olhos sempre haverá guerra¨.

  70. Renan disse:

    O RACISMO REALMENTE É UMA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO MUITO GRAVE. EU COMO NEGRO, TENHO UMA NAMORADA BRANCA, ONDE TODA FAMILIA TAMBEM É BRANCA, MAS EU NAUM OPTEI POR NAMORAR MULHERES BRANCAS… E SIM, O MEIO EM QUE VIVO ME FAZ ESTAR EM TORNO DE PESSOAS DE PELE CLARA. A DIFERENÇA DE COR ESTAR NA CABEÇA DE CADA UM DE NÓS, POIS TODOS TEMOS DEFEITOS E QUALIDADES, POREM PENSADO, SOMOS TODOS IGUAIS… A QUESTÃO DAS COTAS AJUDA, ASSIM COMO ATRAPALHA… O SISTEMA DE COTAS EU VEJO COMO UM BOM EMPURRÃO FORÇADO PARA QUE SE FAÇA REALMENTE A DISTINÇÃO ENTRE O QUE É SER BRANCO E NEGRO NESSE PAÍS. MAS QUE COM CERTEZA O PROPRIO PRECONCEITO PARTE DO PROPRIO NEGRO EM SE ACEITAR CAPAZ E NAUM INCAPAZ POR COR DE PELE OU ALGO ASSIM.

  71. Fernanda Teixeira disse:

    *OLHA A COISA FUNCIONA TIPO ASSIM :OS NEGROS MENOS SE DISCRIMINAM…REALMENTE EXISTE O RASCISMO EM GRANDE PARTE DO MUNDO..POREM SERA MESMO SO OS BRANCOS RASCISTA?LOGICO Q NÃO NÉ…ACHO Q O RASCIMO NAUM VEM TAMBEM SO DA COR E TAMBEM DE MUSICA,RELIGIAO..ENTRE OUTROS…A IGUALDADE TER Q SER IGUALADA A TODOS EM GERAL SEM EXEÇOES……

  72. Fernanda Teixeira disse:

    *OLHA A COISA FUNCIONA TIPO ASSIM :OS NEGROS MENOS SE DISCRIMINAM…REALMENTE EXISTE O RASCISMO EM GRANDE PARTE DO MUNDO..POREM SERA MESMO SO OS BRANCOS RASCISTA?LOGICO Q NÃO NÉ…ACHO Q O RASCIMO NAUM VEM TAMBEM SO DA COR E TAMBEM DE MUSICA,RELIGIAO..ENTRE OUTROS…A IGUALDADE TER Q SER IGUALADA A TODOS EM GERAL SEM EXEÇOES……

  73. Alyne monteiro disse:

    Esse negocio de cotas não é justo! pois os negros pagam impostos tanto quanto pessoas brancas.
    O maior racista é aquele que esconde seus defeitos e criticas o dos outros!

  74. dione lima disse:

    Há duas maneiras de liderar uma situaçâo: Pela força ou pela inteligencia;E todo mundo usa a arma que tem e todos têm o que merece

  75. Sem precoceito disse:

    Eu tenho certeza que o maior racista do mundo contra o negro e ele proprio. Vc ja viu nas ruas negro só anda com branca, pobre ou rico eles preferem as brancas com certeza absoluta. e ai?

  76. Dchuliane disse:

    Sei que talvez a minha opiniâo nâo sirva de nada mas já que é contra o racismo quero lhe dar os parabéns pela brilhante idéia,espero que vc continui com esse pensamento de que todos somos iguais. Tchau com todo carinho Dchuliane

  77. Iran Mariano disse:

    Me desculpem,mas o “branco”só tem força na língua.Se a economia dependesse disso estaríamos feitos.Enquanto o negro é uma raça forte e que foi a principal mão-de-obra que desenvolveu e enriqueceu a nossa cultura e a de tantos outros países no braço.O branco iria aguentar tudo o que os negros sofreram?Os negros na verdade são Fortes,não como as “ondas” que à “tudo” destroem,mas como as Rochas que à “tudo” suportam.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *