Início » Cultura » Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul
Nesta Data

Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul

Amundsen foi de navio até a Antártica e depois chegou ao polo sul num trenó puxado por 52 cães

Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul
Roald usou um trenó puxado por 52 cães para chegar ao seu destino (Foto: Reprodução/Internet)

Em 14 de dezembro de 1911, Roald Amundsen foi o primeiro homem a explorar o Polo Sul. Amundsen foi de navio até a Antártica e depois chegou ao polo sul num trenó puxado por 52 cães. O norueguês nasceu no dia 16 de julho de 1872.

No início do século XIX, diversos aventureiros decidiram investir em expedições com o objetivo de explorar as pequenas ilhas de gelo na parte sul do planeta. Em 1820, russos, ingleses e americanos iniciaram investidas naquele sentido, mas somente John Biscoe, 11 anos depois, descobriu a existência de um grande continente de gelo próximo às pequenas ilhas.

No fim do século a expedição capitaneada por Andrien de Gerlache, foram os primeiros a estudar a área da Antártica em que se encontrava ao continente, Amundsen fazia parte da equipe de Gerlache.

Em outubro de 1911, Amundsen voltou à região, alcançando a Antártica, mas com objetivo de chegar ao Polo Sul, o que conseguiu em 14 de dezembro, num trenó puxado por 52 cães. Seu rival na tentativa de ser o pioneiro no polo sul, Robert Falcon, chegou ao local um pouco mais de um mês depois, 17 de janeiro.

Amundsen continuou tentando façanhas inéditas, em 1926 foi o primeiro homem a sobrevoar o polo norte num dirigível. Em 1928, seu avião desapareceu num sobrevoo sobre o oceano Ártico.

Fontes:
UOL-Roald Amundsen

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *