Início » Cultura » Arquitetura » Theatro Municipal
Nesta Data

Theatro Municipal

No dia 14 de julho de 1909, foi inaugurado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro após quatro anos de construção

Theatro Municipal
Inspirado na Ópera de Paris, construída por Charles Garnier, o Theatro Municipal foi construído entre 1905 e 1909, e todo o material usado na construção foi importado da Europa (Foto: Wikipedia)

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o teatro desde então recebe os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes da dança, música e da ópera brasileiras.

Inspirado na Ópera de Paris, construída por Charles Garnier, o Theatro Municipal foi construído entre 1905 e 1909, e todo o material usado na construção foi importado da Europa: mármores, ônix, bronze, cristais, espelhos, mosaicos, vitrais, maquinaria de palco.

Inicialmente, o teatro foi apenas uma casa de espetáculos, que recebia principalmente companhias estrangeiras, a maioria trazida da Itália e da França. A partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet. Os três continuam em atividade e realizam várias produções próprias a cada ano. Hoje, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *