Início » Cultura » Thomas Edison
Nesta Data

Thomas Edison

No dia 24 de agosto de 1891, Thomas Edison obtém a patente do cinetoscópio

Thomas Edison
Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores (Reprodução/Internet)

Thomas Alva Edison  foi um inventor norte-americano conhecido pela invenção da luz elétrica. Foi um inventor de grande produtividade durante a sua vida. Nascido em Ohio, seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola e acabou sendo educado em casa, o que permitiu que ele focasse no que realmente lhe interessava,  as ciências. Em 24 de agosto de 1891, Edison obteve a patente do cinetoscópio, aparelho que mais tarde foi aprimorado pelos irmão Lumiére, criando o cinematógrafo.

Edison só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi o seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, e em 1878, o fonógrafo, aparelho que reproduzia sons e que evoliu para o toca discos.

Em 1879, Edison produziu a lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era feita de um filamento de carvão mantido em seu interior. Em 1888, é fundado um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric.

Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica e motores a válvula de rádio, além de contribuir para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° Guerra Mundial.

Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.

Morreu no dia 18 de outubro de 1931 e está sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.

 

Fontes:
E-Biografias

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *