Início » Cultura » TOP 10 maiores invenções da história
Curiosidades

TOP 10 maiores invenções da história

Veja a lista das dez maiores invenções da humanidade

TOP 10 maiores invenções da história
Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente no dia 21 de outubro de 1879 (Foto: Wikimedia)

Ir de carro para o trabalho, acender a luz do escritório e ligar o computador podem parecer simples ações do cotidiano, mas fazem parte de importantes descobertas históricas. Um estudo da consultoria Tesco Mobile listou as cem maiores invenções da história da humanidade. Confira o Top 10:

1) Roda – Registros indicam que a roda nasceu há mais de 5 mil anos na Ásia. Pesquisadores apontam que a data mais antiga foi em 3.500 a.C, na Suméria, nas ruínas da cidade de Ur, onde foi achada uma placa de argila. Usado em transportes, máquinas e diversas outras ferramentas do dia-a-dia, o objeto diminui a fricção entre dois ou mais pontos em uma superfície, facilitando sua locomoção. Acredita-se que a primeira roda foi feita do tronco de uma árvore.

roda

Roda de madeira (Foto: Pixabay)

2) Avião – A história da aviação começou com os irmãos Wiilbur e Orville Wright em 1903, na Carolina do Norte, nos EUA. Em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14 bis, em Paris.

bis

Modelo 14 bis (Foto: Wikimedia)

3) Lâmpada – Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente no dia 21 de outubro de 1879. Como desafio, o cientista deveria fazer a combustão do oxigênio mais rápida e duradoura. Finalmente, usando uma haste de carbono aquecido, ele conseguiu a emissão da luz, que ficou ligada por mais de 40 horas seguidas.

lampada

Lâmpada (Foto: Wikimedia)

4) Internet – A internet nasceu na década de 1969, quando a Arpanet ligou universidades como um experimento militar. Nos anos 1980, as redes locais e instituições científicas começaram a se conectar com a Arpanet. Em 1992, se estabeleceu a rede mundial, World Wide Web (www), e no ano seguinte o primeiro navegador fica disponível no mercado, o Mosaic.

internet

Internet ( Foto: Wikimedia)

5) Computador – O primeiro computador digital eletrônico do mundo foi criado em 1946, por John Presper Eckert e John W. Mauchlym, dois cientistas norte-americanos. O Electrical Numerical Integrator and Calculator (ENIAC) realizava 5 mil operações por segundo.

eniac

Electrical Numerical Integrator and Calculator (Foto: Wikimedia)

6) Telefone – Em 1875, o escocês Alexander Graham Bell inventou o telefone. Durante uma experiência com um telégrafo harmônico, com seu assistente Thomas Watson, foi emitido um som diferente, que foi ouvido por Bell do outro lado da linha. A primeira transmissão elétrica foi emitida no ano seguinte, quando a invenção foi patenteada.

tel

Telefone (Foto: Pixabay)

7) Penicilina – Em 1928, o escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina quando desenvolvia pesquisas sobre estafilococos. Ao sair de férias, esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos no seu laboratório. Quando chegou, um novo fungo havia se formado, o Penicillium, de onde se extraiu a penicilina. A descoberta foi fundamental para a criação de antibióticos, o que diminui o número de mortes por doenças infecciosas.

penicillium

O fungo Penicillium (Foto: Wikimedia)

8 ) iPhone foi criado em 2007 pela Apple Inc. Com linha de internet e diversas ferramentas multimídia, o celular tem função touchscreen (sensível ao toque). O iPhone está na sua terceira geração.

iphone

Iphone 3G (Foto: Wikimedia)

9) Vaso Sanitário – O vaso sanitário surgiu no Egito, por volta de 2100 a.C, quando foram criadas as primeiras latrinas para se sentar. Em 1668, o Comissariado de Polícia de Paris emitiu um decreto que todas as casas deveriam ter um vaso sanitário dentro de suas casas.

banheiropub

Banheiro público da Antiga Roma (Foto: Wikimedia)

10) Motor de combustão – O inventor do motor de combustão interna foi o alemão Nikolaus August Otto. A pesquisa começou em 1862, e cinco anos depois ele ganhou uma medalha de ouro por seu motor que comprimia a mistura do combustível e ar, antes de queimar. A máquina térmica transforma a energia proveniente de uma reação  química em energia mecânica, que revolucionou os meios de transporte.

motor

Motor de combustão de Nikolaus August Otto (Foto: Wikimedia)

Leia mais:

TOP 10 casas temáticas

TOP 5 animais bizarros

39 Opiniões

  1. Val Marcos disse:

    Em minha opinião todas as invenções são importantes, dentro de seus limites e possibilidades.
    Cada uma acaba por complementar a outra: a invenção da roda possibilitou a invenção de outras invenções.

  2. Eric Vinícius disse:

    “Arthur”
    O fogo é um elemento da natureza.
    Não existe invenção do fogo, ele simplesmente foi descoberto.

  3. miqueas disse:

    nada ver iphone.quem incluiu isso na lista com certeza estava usando um no momento.

  4. Adalberto Muniz da Silva (Chavantes SP) disse:

    A mais importante de TODAS as invenções CERTAMENTE foia a ANESTESIA !!! Tente amputar uma perna sem a mesma….

  5. arthur disse:

    mais e o fogo nao entra nessa lista ?

  6. Anonimo disse:

    um garoto chamado Matheus falou nos comentários acima que acha o iPhone, a internet e o avião mais importante que a roda, a penicilina e o vaso sanitário. Importância da roda:
    A roda é necessária, pois sem ela não existiria o carro, a moto, os ônibus, a carroça e inclusive, alguns modelos de avião.
    Importância da penicilina:
    A penicilina é um antibiótico,sem ela, se alguém estiver com gripe, febre ou outras doenças que é necessário o uso do antibiótico vão morrer, e o que adianta você ter iPhone, avião e internet se estiver gripado, quase morrendo porque não vai ter a penicilina.
    Importância do vaso sanitário:
    Isso cara, c… no chão.

  7. Enomar Morais Moura disse:

    e o AVIAO so porque foi um brasileiro

  8. Lordon Lopes disse:

    Iphone vocês pegaram pesado nessa, eletricidade muito mais importante a lista é muito boa a roda com certeza é a melhor inveção

  9. Inoue disse:

    Esquecerem da eletricidade :v

  10. Wilson disse:

    Esqueceram de colocar o sexo, sem ele não haveria reprodução e a humanidade já estaria extinta.

  11. Davi disse:

    Iphone na lista!?
    Tá de brincadeira!?

  12. anônimo disse:

    iPhone e um lixo, nem devia estar ai

  13. matheus disse:

    eu não acho a roda uma grande invenção,nem a penicilina e nem o vaso sanitário..prefiro a internet,iphone ,computador e avião

  14. Robson disse:

    muito questionável a lista…

  15. LOL disse:

    iPhone nem comento.. ( Tanta “coisa” mais importante ) Mas uma duvida, baseando só nesta lista.. Porque o avião como maior invenção, quando foi o barco que deu a descobrir o mundo?

  16. Lucas disse:

    Nada a ver o iphone na lista.
    Já tem computadores e telefones, o iphone não foi o primeiro celular e nem o primeiro smartphone.
    A fundição de metais é muito mais revolucionaria do que ele.

  17. Endrew disse:

    “luana”

    Ainda bem que você assume que a bíblia é uma invenção do homem.

  18. mail.com disse:

    Iphone? Foi uma piada?

    Com tantas coisas importantes como agricultura, pecuária, escrita, democracia, fundição de metais, pólvora, navegação.
    Você acha realmente que o Iphone é uma das maiores invenções da história?

  19. luana disse:

    isso esta errado devia ser a biblia em 1 lugar de deus ninguem lembra

  20. Dalila disse:

    muitoooooooooooooooooo importantes invencoes nao eeeeeeeeeeeeeeee

  21. LEANDRO F,S disse:

    ESSA FOI UMA DAS MELHORES LISTAS QUE JA ENCONTREI. A internet foi uma grande invenção, assim como a digitalização das linguagens. Agora o que é que o iPhone faz aqui?! Discordo da lista e discordo da notícia sem a crítica a essa seleção que, me parece, foi tendenciosa.

  22. ALEXANDRE disse:

    Listas são sempre dificeis de fazer, mas concordo com a maioria que I Phone, computador e internet não sao motivo de sobrevivencia da especie humana como as vacinas, antibioticos e a camisinha. Ou nao sao tao importantes como a roda e o parafuso, que na sua simplicidade estão presentes em quase tudo que temos em nossas vidas.

  23. louise disse:

    eu queria que tivesse da energia eletrica

  24. SERCEL PIRANI disse:

    Anestesia
    Antidepressivo
    A bíblia

  25. marciele disse:

    super maneiras, mas sou facinada pela a história da roma antiga bem que voçes poderiam fazer o top 10 das invenções de roma.

  26. gomlys disse:

    eu acho que e muito interesante!!!!

  27. ediney disse:

    eu acho que outras invençoes importissimas deveriam ser colocadas aqui tambem … concordo com eles sobre o iphone a tecnologia ja tinha avançado o bastante ….

  28. Curiosa disse:

    Visitem o blog
    http://curiosidadeviva.blogspot.com/
    e comentem! Deixem a vossa opinião!

  29. DANIEL FRANKLIM disse:

    Pegou pesadissismo com o iPhone,pq nao colocar
    as EMBARCAÇÕES principalmente os navios das GRANDES DESCOBERTAS ou “GRANDES NAVEGAÇÕES”.
    Creio EU q ficaria bemmm MELHOR……

  30. Charles Goodwell disse:

    Concordo com a lista e com os que dizem que a lista deve incluir imprensa, escrita, etc… No campo das invenções existe a mudança de paradigma (quando uma nova idéia é posta em prática, alterando o ambiente pelo novo uso) e a mudança incremental, quando a evolução de um conceito permite superar etapas e deficiências de uma invenção original. Por exemplo, a nanotecnologia permitiu a construção dos computadores portáteis, algo muito diferente dos mainframes dos anos 70. Mas a nanotecnologia é uma evolução da microeletrônica.
    Acho que por isso as grandes invenções devem ser creditadas aos pioneiros, como o primeiro transplante de coração, a descoberta do DNA, que está dando os frutos da genoma e assim por diante…

  31. Janette disse:

    A maior invenção da humanidade foi o Absorvente Interno.
    Ah, já ia me esquecendo da Pílula Anticoncepcional e da Máquina de Lavar. Minha máquina já quebrou duas vezes e minha vida virou um inferno….até ela ser consertada!

  32. Eliel disse:

    Bom dia!!

    Eu ainda acho que o disco de vinil, hoje CD foi é é uma das maiores invenções da humanidade.

    Grato,
    Eliel.

  33. Caio Andrade Camargo disse:

    Computador nao e uma invencao, mas um conceito. A grande invencao foi o transistor.
    O gerador/motor eletrico e sem duvida uma das invencoes de maior impacto pois transforma energia mecanica em eletrica e vice-versa. Quanto mais basico o principio no qual a invencao se baseia, mais importante ela e’ pelo seu valor de impacto.

  34. Markut disse:

    Lista altamente discutivel.Se se trata de invenções realmente modificadoras dos parãmetros da existência,como a citada roda, a escrita não poderia deixar de ser mencionada.
    Sem ela, a mente humana não poderia chegar a criar muitas das inquestionaveis maravilhas de que hoje somos usuários e, portanto, ela tem uma insofismavel precedência.
    Não sem uma certa ironia,concordo que a pólvora, e acrescento o papel,tiveram e têm ainda muito mais significado que o iphone.

  35. Thomas Korontai disse:

    De pleno acordo com os comentários. Proponho a seguinte lista:
    1) Roda
    2) Máquina de Guttenberg – imprensa (sem ela, não haveria Iluminismo e sem isso, não haveria nada…)
    3) Máquina a vapor (que abriu o caminho)
    4) Avião
    5) Lâmpada
    6) Microscópio (sem isso, nada de penicilina…)
    7) Rádio (graças ao brasileiro Pe. Landel de Moura, pois não foi Marconi…)
    8 ) TV
    9) Computador
    10) Internet

    (só para brincar, incluiria o “miojo” também, eheheheeh)
    Saudações
    Thomas

  36. Michel disse:

    Desculpe, esqueci que a internet foi citada…

  37. Michel disse:

    Discordo da inclusão do iPhone nessa lista. Por favor, cadê o rádio, a televisão, COBOL, UNIX, internet e tantas outras que fizeram e fazem enorme diferença na vida de TODOS os seres humanos ? foi forçado incluir o iPhone, apenas mais um telefone, e que já nasceu superado.

  38. Vinícius Ramos Bezerra disse:

    Estava indo muito bem até chegar o iPhone. Comecei a discordar da lâmpada, acho que o domínio da eletricidade foi um feito muito maior e de realização de vários estudiosos. A internet foi uma grande invenção, assim como a digitalização das linguagens. Agora o que é que o iPhone faz aqui?! Discordo da lista e discordo da notícia sem a crítica a essa seleção que, me parece, foi tendenciosa.

  39. Mauricio disse:

    iPhone??? Ah não… a parada tá longe demais de ser unanimidade, não tem funções básicas que outros aparelhos até anteriores já tinham.
    Tirando isso, tá legal a lista. Troca o iPhone pela porta ou pela pólvora!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *