Início » Cultura » Tudo sobre mulheres
Cultura

Tudo sobre mulheres

Alcides Pimenta comenta a pré-estréia de TUDO SOBRE MULHERES, peça do croata Miro Gavran, que estréia hoje no Teatro do Leblon, no Rio de Janeiro.

Todo crítico sabe que julgar uma peça apenas pela pré-estréia é perigoso: os atores estão nervosos, o texto ainda não se sedimentou e não fica muito natural, os personagens ainda riem das próprias piadas, e a produção, iluminação, música, ainda não acertaram o passo, etc. pois todos ficam na grande expectativa da reação do público.

Não obstante, Tudo sobre mulheres é uma peça feita para agradar, principalmente…as mulheres, que geralmente são aquelas, no casal, que tomam a decisão de ir ao teatro (entre outras decisões, bem entendido: os homens tem a preocupação com a política, a guerra e a economia, para ser bem incorreto politicamente).

A peça é composta de cinco histórias que se revezam com as três atrizes em papéis diferentes (Beth Goulart, Clarice Niskier e Mariana Lima), mas que rapidamente vai revelando um fio comum entre elas, e vai retornando em ciclos e flash-backs, que é o interesse do texto, mas que quase que pára aí. Nada de muito profundo, apenas a tentativa de divertir e sensibilizar: muitas vezes a obra artística se preocupa em fazer o espectador se identificar com o personagem e dizer, não é assim mesmo que acontece?. E assim o espectador menos exigente sai contente com o que viu, fazendo uma boa digestão do jantar, já que os dramas femininos ficam todos resolvidos.

Miro Gavran é um jovem autor contemporâneo (nasceu em 1961) e já teve suas peças traduzidas em 20 idiomas, vindo de um país digamos exótico, a Croácia e ainda inédito no Brasil. No entanto, ele aborda os pequenos problemas femininos como se estivesse em qualquer lugar do mundo: os ciúmes das irmãs, o relacionamento difícil com as mães e maridos, os conflitos profissionais, a infância e a velhice, mas sempre pelo lado pequeno da mulher, não esperem heroínas. A apresentação das três velhinhas no asilo é, aliás, um dos melhores momentos da peça, que esperamos ainda vá crescer ao longo da temporada.

Tudo sobre mulheres, de Miro Gavran, direção de Ticiana Studart, Teatro do Leblon (Sala Fernanda Montenegro) Rua Conde de Bernadotte 26, Leblon 2274-3536

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *