Início » Cultura » Turcos tomam Constantinopla
Nesta Data

Turcos tomam Constantinopla

No dia 29 de maio de 1453, os turcos tomaram Constantinopla, antiga capital do Império Bizantino, onde hoje fica Istambul

Turcos tomam Constantinopla
Constantinopla passou mais de um mês sob cerco dos turcos antes de ser dominada (Foto: Wikipédia)

Onde hoje está localizada a cidade de Istambul, já esteve uma das principais cidades do mundo durante a Idade Média: Constantinopla. Capital dos Impérios Romano (330-395), Bizantino (395-1204), Latino (1204-1261) e, a partir da invasão dos turcos no dia 29 de maio de 1453, do Império Otomano, marcando o início da Idade Moderna.

Ao assumir o Império Romano, Constantino migrou o centro de seu reinado para a cidade para fugir das invasões bárbaras. A localização de Constantinopla a tornou um ponto vital, pois estava entre as principais rotas comerciais entre a Ásia e a Europa. Lá estava a principal ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro.Durante a administração de Teodósio, o Império Romano foi dividido em dois, com uma capital no oriente, Constantinopla, e outra no ocidente, em Milão.

Em 1453, os turcos iniciaram o processo que marca a mudança na história da Idade Média para a Idade Moderna. Em abril deste ano, foi feito o cerco à Constantinopla e por mais de 20 dias foram feitos ataques às muralhas do centro do Império Bizantino. No dia 28 de maio, o último ataque foi feito e no dia seguinte os turcos tomaram a cidade em definitivo.

Fontes:
InfoEscola-A Queda de Constantinopla

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    Tomaram? invadiram, mataram e saquearam esta cidade que era cristã para depois ser islamizada

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *