Início » Cultura » Turismo » Os destinos preferidos dos gays no Brasil
Turismo

Os destinos preferidos dos gays no Brasil

Estatísticas dão conta de que 92% dos homossexuais viajam, e 72% desses que pegam a estrada ou o avião o fazem pelo menos quatro vezes por ano

Os destinos preferidos dos gays no Brasil
Florianópolis vem sendo considerada a nova 'metrópole gay' do Brasil

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Há poucas semanas, mais precisamente no último dia 6 de dezembro, aconteceu no hotel Sofitel da cidade de Florianópolis a primeira reunião de preparação para a próxima edição da conferência mundial de turismo GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), o maior evento deste tipo no mundo, que acontecerá em abril do ano que vem na capital do estado de Santa Catarina, e não por acaso.

Florianópolis vem investindo pesado na promoção do turismo voltado para o público gay, e na escolha da cidade-sede da conferência ganhou de concorrentes de peso como Berlim, Madri e Cannes.

“Floripa” vem sendo considerada a nova “metrópole gay” do Brasil. É o terceiro destino mais procurado por turistas homossexuais no país, ficando atrás apenas de Rio e São Paulo. E não será a primeira vez que a cidade receberá um grande evento do turismo gay. Em 2009, Florianópolis sediou o Simpósio da Associação Internacional de Turismo GLS, desbancando Tel Aviv, Honolulu e Santiago, do Chile.

A capital catarinense é uma das sete cidades brasileiras incluídas em um programa nacional de capacitação de profissionais para receber bem os turistas homossexuais, que será colocado em prática a partir do ano que vem. O programa é fruto de um acordo assinado no dia 21 de outubro deste ano entre o Ministério do Turismo, a Embratur e a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS).

Além de Florianópolis, o plano de ações inclui a cidade do Rio de Janeiro, que em 2009 foi eleita o melhor destino gay do mundo; São Paulo, que já tem um programa próprio de promoção do turismo gay; Recife; Brasília; Salvador e Fortaleza. É a lista oficial dos principais destinos gays do Brasil – a nossa “rota do arco-íris”.

Gays viajam quatro vezes por ano

É a primeira vez que o governo federal reconhece este nicho do turismo, que por si só é uma das principais atividades econômicas do país. Além da capacitação de profissionais, o convênio com a Abrat-GLS prevê a divulgação dos pólos do turismo gay no Brasil em feiras e workshops internacionais.

Paralelamente ao esforço para vencer preconceitos, o poder público e os empresários do setor estão de olho no potencial de um dos segmentos turísticos que mais crescem em todo o mundo. Dados da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) mostram que este potencial é de US$ 54 bilhões por ano só nos EUA e no Canadá.

Estatísticas dão conta de que 92% dos homossexuais viajam, e 72% desses que pegam a estrada ou o avião o fazem pelo menos quatro vezes por ano. Em média, eles ganham mais do que os heterossexuais, e gastam mais também (cerca de 30% acima da média). Em contrapartida, são um público mais exigente: querem alta qualidade de atendimento e serviços.

Segundo o Recife Convention & Visitors Bureau, só o mercado interno do Brasil para o turismo gay é formado por um público-alvo de 18 milhões de pessoas. A maioria tem alto poder aquisitivo e nível superior, e a grande maioria pertence às classes A ou B.

As sete cidades que compõem a rota do turismo gay no Brasil já disputam a preferência do público gay nacional e estrangeiro, com muito dinheiro no bolso e as malas sempre por fazer, com lugares como Barcelona, Londres, Berlim e Buenos Aires, onde há até casas de tango especializadas em atender o público GLS.

Tamanho protagonismo do Brasil na rota mundial do turismo gay contrasta com os recentes casos de violência contra homossexuais registrados logo nas duas maiores “capitais gays” do país, Rio e São Paulo.

Caro leitor,

A promoção do turismo gay é uma forma a mais de luta contra o preconceito?

Você acha que os casos recentes de violência contra homossexuais no Brasil podem manchar a imagem do país como destino gay?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

15 Opiniões

  1. jaderdavila the small shareholder disse:

    depois do casal sem filhos que os dois trabalham
    o nicho gay é o mais rico.
    eu tive um café especial pra gay chamado ‘cinderela’,
    deu um rio de dinheiro.
    em vez de bater no gay, venda alguma coisa pra ele.
    teu bolso vai ficar tao pesado, que um dia vc sai de bailarina.

  2. Ivan Lippi disse:

    O Brasil sempre foi um país retrógrado não apenas em relação a gays mas também em relação a outras comquistas sociais. Lembrem-se sempre de que o Brasil foi o último país do mundo a libertar escravos? E o direito de voto feminino também chegou atrasado.
    Isso porque o pais gosta de caudilhos, ditadores. senhores de engenho e outros animais que deveriam ser banidos da nossa história.

  3. Markut disse:

    Aparentemente, essa constatação estatística parece focar apenas o gay das classes A e B.
    Não vamos concluir daí, que o homossexualismo não existe nas classes econômica e culturalmente menos privilegiadas.
    Nesse caso, estaríamos distorcendo a realidade, em nome de uma constatação muito favoravel à indústria do turismo.
    Fica claro que “Os destinos preferidos dos gays do Brasil” não se referem aos gays de todas as classes sociais.

  4. WA disse:

    O PRAGMATISMO SE SOBREPÕE AO PRECONCEITO.
    MINHA SOBRINHA ESCULTORA ELABOROU O TROFÉU À MISS BRASIL GAY.DISSE-ME QUE RECEBEU O QUE COBROU,ELES NÃO PECHINCHARAM.
    POR ALGUM TEMPO O CONCURSO FOI FEITO NOUTRA CIDADE.O PREFEITO E O SETOR HOTELEIRO SE EMPENHARAM NO SENTIDO DE ATRAI-LOS DE VOLTA.
    HOTEIS E RESTAURANTES E COMÉRCIO COMEMORARAM O RETÔRNO.
    AQUI A PARADA GAY COLOCA NA AVENIDA CEM MIL PESSOAS A CANTAR E DANÇAR.
    AS CRIANÇAS DO VIZINHO VOLTARAM COM A FITA COLORIDA NA TESTA.
    OS GAYS SÃO ALEGRES E PERMANENTEMENTE CELEBRAM A VIDA.
    O ESTUDO DE ROMA E DA GRÉCIA CONSTATA A ALEGRE PRESENÇA DOS GAYS.
    COMO DISSE JOÃOZINHO TRINTA: “QUEM GOSTA DE [TRISTEZA] MISÉRIA É INTELECTUAL”

  5. Samuel disse:

    A promoção desse turismo pode ser mesmo uma forma a mais de combate ao preconceito contra esses nossos irmãos. Somos todos iguais perante Deus e devemos sê-lo também na sociedade.
    Porém, pode ser que as cenas de violência praticadas por alguns imbecis acabem por prejudicar a imagem do Brasil nesse setor do turismo.
    Samuel

  6. Samuel disse:

    Jader, não tive como não rir de sua opinião. Vc tem um fino humor. Parabéns.
    Samuel

  7. Peter Pablo Delfim disse:

    Se não houvesse faturamento então se esqueceria a causa gay. Já se faturou com a escravatura e se fatura com drogas. Tudo ligado ao ser humano. Dinheiro não tem honra, ideologia ou o raio que o parta. O negócio é dinheiro. Quem tem se diverte do jeito que gosta e ponto. O resto é hipócrita divagação.

  8. Lásaro disse:

    Levítico 18.22 Com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é.

  9. Lásaro disse:

    Lamentavel!
    …………
    Olhas só que extranho.. esses… sabem que não podem ser aceitos jamais como Cristãos de acordo com a escrituras sagradas, e mesmo assim, sonha em deturpar a Igreja.. Por que não fazem como os maçons, ripes, vale do amanhecer, boates, comondo vermelho.. criando seus próprios “centros/casas de idolatrias e divisão” da sociedade e familia.
    NÃO É O MEU DESEJO, MAIS ENTENDAM NÃO PODERÃO SEGUIR JESUS ASSIM, UMA IGREJA QUE OS RECEBER NESTA QUALIDADE NÃO OS ENCAMINHARÁ A DEUS, POIS ISSO NÃO É SEGUIR JESUS TODOS SABEM,, NÃO TENTEN SE ENGANAR. “Siga o Mestre”.

  10. Sergio Viula disse:

    Lásaro (mal escrito – o tradicional é Lázaro), volte para a tumba. Não foi uma boa ideia sair de lá depois de três dias de morto (hahahaha mais uma estorieta bíblica). O mundo aqui fora contrasta com o mofo e bolor do túmulo.

    Sergio Viula

  11. Ygor disse:

    Que péssimo esse Lásaro que em vez de procurar um bom livro de gramática, fica pesquisando por destinos gays e ainda por cima vem postar trechos do seu livro de incitação de odio e ilusão (mais conhecido como bíblia entre seus seguidores).
    Não me surpreende seu Português ser tão ruim, uma pessoa que perde tempo criticando a vida alheia e ainda seguindo uma religião preconceituosa, devastadora e contraditória. Arranje algo melhor pra fazer, pode continuar seguindo Jesus mas procure fazer com que ele faça a sua vida feliz e não as dos outros. Tente melhorar a sua e não rebaixar a alheia.

  12. elder.hugo disse:

    O QUE EU ACHO NÃO É O MAIS IMPORTANTE. O QUE IMPORTA MESMO É ” A TAMANHA CONDUTA SOCIAL NEGATIVA QUE ESTÁ DEIXANDO PERCEBER O BRASILEIRO FRENTE AO PÚBLICO ALVO GLS”. O PRECONCEITO DE UMA MASSA SOCIAL ATIVA BRASILEIRA DEIXA CLARO A FALTA DE HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO, O DESRESPEITO Á A FIGURA HUMANA SEJA QUAL FOR O SEU GÊNERO. ESTRANHO É QUE UM 90% DOS BRASILEIROS SÃO FIEIS CRISTÃOS; CATÓLICOS, EVANGÉLICOS, OU DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO. MAS NA HORA CERTA DISCRIMINAM A SUA PRÓPRIA RAÇA HUMANA………………………………….(ELDER.HUGO, MISSSIONÁRIO)

  13. elder.hugo disse:

    AMIGO JADERDAVILA. MEUS PARABÉNS. GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO AINDA MAIS DO QUE OS OUTROS. EU SOU MAIS UM, TENHO UM LANCH DE RUA E ATENDO PÚBLICO GLS QUE NÃO SE QUEIJA NA HORA DE PAGAR O QUE CONSUME……………………………………………………………………………………………..(ELDER.HUGO)

  14. Julio cesar disse:

    Interessante o assunto.

    Vale dizer que graças a Deus o preconceito pode, sim, ser extirpado dos brasileros (maioria). Mesmo os ditos crentes, que por tempo parecem radicais demais, percebem que somos pessoas boas, e querem deixar seus preconceitos de lado. Qualquer cristão de bom senso sabe que discriminar é pecado. Somos todos iguais, isso é mais do que óbvio. Mas eu tiro o chapéu, também, para os meus amigos gays deste país, que demonstram força e coragem para enfrenter homens que se dizem seguidores de Cristo, mas são mais é dogmatizados e pobres de espírito…

    Resumindo: sou gay, consciente do meu dever como cidadão brasileiro. E apto a gastar, como faço, visitando cidades que nos rfecebem de braços abertos como amigos.

    Julio Cesar

  15. @marcostrinndade disse:

    Em busca de um novo destino para próximas férias, onde eu e meu companheiro. Estamos a conhecer lugares maravilhosos em nosso país:
    -Lençóis Maranhenses;
    -Curitiba;
    -Foz do Iguaçu;
    -Argentina;
    -Paraguai;
    -São Paulo;
    -Fortaleza;
    -João Pessoa;
    -Recife.
    E em todos esses lugares encontramos lugares ótimos, pessoas de todos os estilos e também a diferença é preconceito.
    Queremos ir conhecer Florianópolis, e sabemos que o lugar e as situações dependem de nós.
    Todos os comentários foram válidos e serviram pra decidir nosso próximo destino.
    Aos que buscam a felicidade digo:
    Não desistam de seus sonhos e não sejam formigas pra se contentar com migalhas ou perder tempo discutindo com quem não vale a pena a opinião!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *