Início » Cultura » Um dia em Praga!
Turismo

Um dia em Praga!

Praga tem monumentos como que contam a história da cidade, como a Catedral Sv Vita, fundada pelo imperador Carlos IV, no século XIV

Um dia em Praga!
Princiapais monumentos ficam na parte alta da cidade, no bairro Hradcany (Reprodução/Mariana Ribeiro)

No primeiro dia em Praga, fomos conhecer o Castelo (Prazsky Hrad) e a Catedral Sv Vita (Katedrála Sv Vita). Esses monumentos históricos ficam na parte alta da cidade, no bairro Hradcany. De lá você tem uma vista maravilhosa da cidade.

A Catedral foi fundada pelo imperador Carlos IV, no século XIV, e em 1929 foi concluída e dedicada ao santo padroeiro do país, São Vito. Os mosaicos são do século XIV, por sinal lindíssimos!

Descendo a pé, você pode seguir para a Ponte Carlos (Karluv Most), a mais famosa ponte é o símbolo de Praga para mim! Durante séculos, Karluv Most foi a única ponte de Praga, construída também por ordem do imperador Carlos IV. A ponte é formada por 16 arcos que atravessam quase 500 m da cidade velha, passando pelo rio Vltava e a Ilha Kampa para chegar ao bairro Malá Strana.

No século XVII, a ponte foi enfeitada com esculturas barrocas, incluindo a estátua de São João Nepomuceno. A história conta que, desentendendo-se com o rei, João Nepomuceno foi empurrado da ponte em um saco. Quando seu corpo apareceu boiando na água, cinco estrelas dançaram na superfície. Assim, Nepomuceno tornou-se o santo padroeiro das pontes e é sempre retratado com sua auréola de estrelas.

Seguindo em frente, chegamos à Praça da Cidade Velha (Staromestské námestí), onde se concentram a maioria dos turistas. Principalmente porque é ali que está o Orloj (relógio astronômico), que foi instalado no século XV e não marca apenas as horas, mas mostra a posição do sol, da lua e das estrelas, enquanto sua torre mostra os signos do zodíaco e as estações do ano. Também de hora em hora, sai a procissão dos bonecos em madeira do relógio.

A praça é repleta de lojas, restaurantes, mas fique atento, pois ali os preços são mais caros (leia-se “mais turísticos”). No centro da praça está a escultura Memorial de Jan Hus e, à direita da escultura, ficam a Prefeitura da Cidade Velha e a 2ª igreja de São Nicolau.
Deixando a praça central, fomos fazer um passeio de barco pelo rio Vltava, e foi um dos passeios que mais gostei de fazer em Praga. No barco tinha almoço, com direito a três bebidas. A essa altura eu já estava cansada de tanto andar e a ideia de ficar sentada em um barco apreciando a vista me apeteceu muito… Fiz o passeio com a excursão que estava. Não me lembro o nome da empresa que fez, mas ladeando o rio, existem diversas empresas que fazem esse tipo de tour (se alguém se interessar). 

E à noite, fomos fazer o Pub Crawl, em Praga. De bar em bar, até terminar em uma boate. Parei no 2º bar (tô fraca!) e fui com minha amiga da excursão para um bar/restaurante/lounge “Cafe-Cafe” bem bacana, pra terminar a noite.

*Mariana Ribeiro escreve no blog Mundos e Caracóis e é parceira do Opinião e Notícia.

Fontes:
Mundos e Caracóis-Hradcany, Karluv Most, Relógio Astronômico, Passeio de barco e Pub Crawl

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    Fui duas vezes a Praga e adorei.
    É uma cidade bem bonita e conservada, pelo jeito você não fez visita à casa de Kafka (meu escritor preferido) mas o pior da cidade é que tem muito tcheco com mentalidade de levar vantagem sejam os taxistas, cambistas etc. tem que que tomar muito cuidado pois são profissionais.
    Quem é paulista ou carioca tira de letra……

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *