Início » Cultura » Artes Plásticas » Há um retrato oculto sob a superfície da Mona Lisa?
MISTÉRIO DA ARTE

Há um retrato oculto sob a superfície da Mona Lisa?

Cientista francês diz ter encontrado o retrato de outra mulher escondido sob as camadas de tinta da superfície da Mona Lisa

Há um retrato oculto sob a superfície da Mona Lisa?
‘Não é a mesma mulher’, disse Cotte (Foto: Courtesy Brinkworth Films)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um cientista francês afirma ter encontrado a imagem de outra mulher escondida sob a pintura da Mona Lisa, uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci.

Pascal Cotte diz ter passado mais de 10 anos analisando o quadro usando uma tecnologia chamada Método de Amplificação de Camada (LAM, na sigla em inglês), que permite detalhar as camadas da pintura através de reflexos de luz.

Ele percebeu que havia uma imagem diferente da encontrada na superfície da obra e decidiu reconstruí-la. Foi então que surgiu imagem de uma mulher que, embora tenha alguma semelhança com a Mona Lisa, não tem o mesmo sorriso e aparenta ser mais jovem. “Esta não é a mesma mulher”, declarou Cotte, em entrevista à BBC.

A Mona Lisa foi pintada por Leonardo da Vinci entre 1507 e 1513, quando o pintor estava trabalhando em Florença, na Itália. Há um debate de longa data sobre a identidade da mulher que serviu de modelo para o pintor. A principal versão diz se tratar de Lisa Gherardini, mulher de um vendedor de seda de Florença.

Segundo Cotte, sua descoberta “quebra muitos mitos e altera a nossa visão em relação à obra prima de Leonardo da Vinci”. Cotte também afirma ter encontrado outras duas imagens sob a pintura: a sombra do traçado de um retrato de uma mulher com cabeça, nariz e mãos maiores que a Mona Lisa da superfície, mas com lábios mais finos; e uma mulher com uma touca de pérolas.

Descoberta divide opiniões de especialistas

O anúncio de Cotte teve pouco impacto sobre Martin Kemp, professor emérito de História da Arte da Universidade de Oxford, Reino Unido. Para Kemp, os retratos revelados pelo cientista tratam-se apenas de um processo de criação do pintor durante a pintura da obra.

“Elas (as imagens de Cotte) são admiráveis para mostrar o que passou pela cabeça de Leonardo. Mas a ideia de que havia uma pintura escondida debaixo da superfície é insustentável. Não acredito que esses diferentes estágios representem diferentes retratos. Vejo mais como a continuidade de um processo de criação. Estou absolutamente convencido de que Mona Lisa é Lisa”, disse Kemp, em entrevista à BBC.

Já Andrew Graham-Dixon, especialista em História da Arte que produziu um documentário da BBC chamado “Os Segredos de Mona Lisa” estudando documentos sobre a  pintura ligados ao trabalho de Cotte, discorda. “Não tenho dúvidas de que essa é, definitivamente, uma das histórias do século”, disse Graham.

Fontes:
BBC-Hidden portrait 'found under Mona Lisa', says French scientist

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. João Direnna disse:

    Não sei quem tem razão. Mas ver o quadro da linda mulher no Louvre é um momento ímpar.
    João Direnna

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *