Início » Cultura » Arquitetura » Uma livraria sagrada na Holanda
Arquitetura

Uma livraria sagrada na Holanda

Livraria Selexzy decidiu que não havia lugar melhor para a sua mais recente loja do que ocupar uma Catedral Dominicana do século XIII, em Masstricth, na Holanda

Uma livraria sagrada na Holanda
“Selexzy Dominicanen” moderna livraria em uma estrutura histórica (Reprodução/Internet)

Uma livraria é um lugar sagrado hoje em dia. Os poucos estabelecimentos que permanecem abertos são raras oportunidades para se refugiar da agitação da cidade e ler um número infinito de mundos. Não é à toa que a biblioteca apresenta uma imagem de escape, suas chances de roteiros, representadas por pilhas intermináveis de livros alinhados um após o outro, sugere a suspensão do tempo e uma oportunidade para se transportar para lugares construídos por palavras e trabalhados na mente.

A livraria Selexzy decidiu que não havia lugar melhor para a sua mais recente loja do que ocupar uma Catedral Dominicana do século XIII, em Masstricth, na Holanda. De acordo com o site MyModernMet, os arquitestos Merkx e Girod aproveitaram a oportunidade para fundir o velho com o novo e criaram o projeto “Selexzy Dominicanen Maastricht” , que integra uma moderna livraria dentro de uma estrutura histórica preservada.

O amplo espaço permitiu o projeto de três andares, uma estrutura metálica que se estende por baixo do salão central e oferece um contraste provocativo com as pedras góticas. Outras mesas baixas e prateleiras em declive estão na estrutura central, espalhando-se pelos corredores com apoio de pilares redondos e alinhando os segmentos das paredes da igreja.

A abside é composta por uma longa mesa em forma de cruz e abriga um café e área de estar para os visitantes lerem seus livros, quase recriando a circulação original do edifício.

Os arquitetos tiveram o cuidado de usar uma iluminação mínima para preservar a integridade do espaço original, com brilho etéreo e foco na luz natural durante o dia. Esta livraria, sem dúvida, rivaliza com a loja da Apple no Grand Central Terminal, um espaço discreto e distinto. Mas, ao contrário da Apple Store, a arquitetura da Selexyz Dominicanen Maastricht tem o comando silenciado de vozes interiores.

Fontes:
Flavorwire - Venture Inside of Holland’s Most Sacred Bookstore

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Arnaldo Ribeiro disse:

    O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) – BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) – Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora.
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

  2. Romilda disse:

    Maravilhoso, pois o homem refugiasse neste recinto das turbulências do cotidiano e poluições sonoras do mundo contemporâneo.
    Recomendo a leitura da Bíblia para adquirir conhecimentos alheios a percepção humana.
    Que Jesus nos abençoe.

  3. Suzinara disse:

    Muito lindo, é a valoração da cultura e da busca pelo conhecimento.
    Ai têm-se como justificar a formação de cidadãos , países que incentivam que Bibliotecas estejam disponíveis para suas comunidades,espaços onde as pessoas tem cultura e lazer ao alcance de suas mãos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *