Início » Cultura » Vargas cria o Ministério do Trabalho
Nesta Data

Vargas cria o Ministério do Trabalho

No dia 26 de Novembro de 1930, era criado o Ministério do Trabalho

Vargas cria o Ministério do Trabalho
Lindolfo Collor, avô de Fernando Collor, foi o primeiro Ministro do Trabalho (Foto: Reprodução/Internet)

Em 26 de novembro de 1930, o então presidente Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho. Essa foi uma das primeiras medidas implantadas pelo presidente, que assumiu o governo no dia 3 do mesmo mês. Vargas ficou conhecido com o “pai dos pobres” pelas suas medidas em prol dos trabalhadores.

Lindolfo Collor, avô de Fernando Collor, que viria a ser presidente do país, foi o primeiro titular da pasta. Collor se referiu à pasta como “ministério da revolução”. O encarregado tinha como dever interferir na relação entre capital e trabalho da época, que eram praticamente ignoradas pelo governo até o momento.

Lindolfo montou sua equipe com participação de líderes dos movimentos sindicais da Primeira República, Joaquim Pimenta e Evaristo de Morais Filho. Jorge Street, empresário conhecido por introduzir em suas fábricas melhorias para a vida dos trabalhadores.

Nos primeiros anos, o ministério teve intensa atividade na criação das leis trabalhistas, que foram o grande legado do Governo Vargas. Collor defendia a participação dos sindicatos como mediadores da relação dos governantes com os trabalhadores.

Em 1932, Collor foi retirado do cargo em função das brigas políticas do governo na busca da reconstitucionalização. Joaquim Pedro Salgado Filho foi colocado em seu lugar e em sua gestão regulamentou as medidas já iniciadas, como o direto de trabalho à mulher e as comissões mistas de conciliação. Em 1933, foi criada a carteira de trabalho e também revolucionou a questão previdenciária no país.

Ao todo o Brasil teve 55 diferentes ministros ocupando essa cadeira, considerada uma das mais importantes do país. Atualmente Manoel Dias é o ministro escolhido por Dilma Roussef para representar os trabalhadores.

Fontes:
CPDOC-Anos de Incerteza (1930 - 1937) > Ministério do Trabalho

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *