Início » Cultura » Wolfgang Amadeus Mozart
NESTA DATA

Wolfgang Amadeus Mozart

Em 5 de dezembro de 1791, morreu o compositor Mozart, em Viena, aos 35 anos de idade

Wolfgang Amadeus Mozart
Aos cinco anos compôs suas primeiras peças para o piano (Wikimedia)

Em 5 de dezembro de 1791, morreu o compositor Mozart, em Viena, aos 35 anos de idade. Acredita-se que sua morte prematura foi resultado de uma infecção renal.

Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Seu pai, Leopold, era músico. Aos cinco compôs suas primeiras peças para piano, ao mesmo tempo em que aprendia a dominar o violino.

Em 1762, o pai levou Wolfgang e a irmã Maria-Anna (1751-1829), boa pianista, em excursão durante a qual tocaram para a imperatriz Maria Theresa em Viena. Em seguida foram a Paris e Londres, onde ficaram quinze meses. Entre 1770 e 1772, fizeram três longas viagens à Itália, experiência que influenciou o estilo do compositor. Nessa época Mozart já tinha escrito 25 sinfonias, algumas das quais se perderam e não são conhecidas hoje.

Em 1781, Mozart foi a Viena para a coroação do Imperador Joseph II, e acabou ficando lá o resto de sua vida. Sua reputação como pianista e compositor não parava de crescer. Mozart deixou 40 sinfonias, algumas grandes óperas além de concertos e obras sacras. Suas últimas obras foram as óperas “A Flauta mágica” e “A clemência de Tito” e duas compostas para a coroação de Leopold II, um concerto para clarineta e um Réquiem.

Apesar de sua genialidade musical, ele não era visto como um intelectual ou um homem culto. Seu maior prazer era jogar bilhar.

Fontes:
Seu History-Morre o compositor Mozart com apenas 35 anos
Uol Educação-Wolfgang Amadeus Mozart

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Luiz Franco disse:

    Os músicos do Rock e do Jazz se esforçam mas estão muito longe de alcançar a genialidade dos músicos do século 18. As composições de Wolfgang Amadeus provam isso.

  2. ney disse:

    Só é intelectual ou culto, quem a elite determina isso não tem nada a ver com talentos ou arte e saber.

  3. Arlon Borges disse:

    Mozart foi o maior gênio da música clássica!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *