Início » Economia » Índice Big Mac
Câmbio

Índice Big Mac

A primeira edição de 2009 do guia da Economist espelha o renascimento do dólar, com menos moedas em supervalorização frente ao dinheiro norte-americano. Segundo o índice, o euro continua supervalorizado, mas muito menos do que há cerca de seis meses.

O critério adotado para compor o índice é a comparação do preço do Big Mac em cada país com o preço do sanduíche nos EUA, a fim de medir a supervalorização ou a subvalorização das moedas em relação ao dólar.

O preço do Big Mac nos EUA é US$ 3,54. Quando o sanduíche custa mais do que isso em um determinado país, a moeda deste país está supervalorizada. Quando custa menos, a moeda está subvalorizada, como é o caso do Brasil, onde o Big Mac vale o equivalente a US$ 3,39.

 

Fontes:
Economist - Currencies: The Big Mac index

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Pode parecer piada mas não é. O índice Big Mac é simplificado mas é real, funciona, dá uma idéia geral da super- ou sub-valorização.

  2. Caio disse:

    Deveriam inventar um índice cerveja: o melhor produto que encontrei para estimar o custo de vida em uma região (a excessão dos países islãs, claro)

  3. heloisa disse:

    Nada como a análise simples e real. Dorival está certíssimo. Aliás alguém que foi da agência reguladora do sistem financeiro americano disse que se contassem com mais economistas do que advogados teriam muito mais rapidamente compreendido e estancado a crise. É isso aí, mais olho e menos retórica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *