Início » Economia » A bitcoin não é um risco sistêmico para a economia
ECONOMIA

A bitcoin não é um risco sistêmico para a economia

Segundo os especialistas, a criptomoeda é uma espécie de 'ouro digital'

A bitcoin não é um risco sistêmico para a economia
O valor do bitcoin é extremamente volátil (Foto: Flickr)

As compras futuras de bitcoin começaram no Cboe Global Markets na segunda semana de dezembro. Em seguida, a moeda virtual deu um grande passo ao estrear na bolsa de futuros CME Group, em Chicago, em 18 de dezembro. Isso deu um novo impulso ao valor dessa criptomoeda, que já registrou um aumento de 1.550% este ano. Esses retornos espetaculares estão atraindo um enorme volume de dinheiro especulativo. Mas existe um motivo que fundamente uma decisão em investir em bitcoin?

Os instrumentos financeiros habituais não servem de guia. A equity é a participação em ativos e lucros de uma empresa. Os títulos dão direito a pagamentos e compensações posteriores no seu vencimento. Mas o bitcoin não tem fluxos de caixa para seu proprietário. O único retorno é o aumento do seu valor, que em razão da inexistência de uma avaliação precisa, pode variar de US$10 a US$100 mil.

Portanto, os investidores precisam avaliar os cenários propostos pelos entusiastas da moeda digital. Como exemplo, o que pensariam os investidores se todos os fundos de pensão investissem 1% de seu portfólio na criptomoeda? Segundo os especialistas, ela é uma espécie de “ouro digital”.

Como reserva de valor supostamente manteria seu preço. No entanto, o valor do bitcoin é extremamente volátil. Seu código garante que não mais do que 21 milhões de moedas serão criadas, o que a diferencia do papel-moeda, que os bancos centrais podem emitir sempre que necessário. Essa limitação da oferta é uma condição necessária, mas não suficiente, para a moeda ter valor.

É possível que o bitcoin venha a substituir as moedas comuns nas transações cotidianas? Não tão cedo. Quem quer se desfazer, ou aceitar em troca, uma moeda cujo valor pode oscilar de 20% a mais ou a menos em uma hora?

O bitcoin poderá ter sucesso em caso da deterioração de moedas como o dólar e o euro face à hiperinflação, porém não há sinais que isso venha a ocorrer. Um cenário mais provável é de o sistema de blockchain, que apoia a bitcoin, se tornar tão útil a ponto de ser amplamente adotado. Para os que apostam no sucesso das criptomoedas, a compra de bitcoins equivale a um contrato de opções, que pode oferecer bons resultados. Quanto aos demais, o caminho mais sensato é esperar.

Fontes:
The Economist - Bitcoin is a speculative asset but not yet a systemic risk

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Fato é que ,de entendido para leigo, não se vê uma recusa cabal desse extranho “bitcoin”, esse novo e surpreendente fascínio no mercado financeiro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *