Início » Economia » A Conferência de Bretton Woods
Nesta Data

A Conferência de Bretton Woods

No dia 22 de julho de 1944, terminou a conferência de Bretton Woods, que definiu os rumos da economia global no pós-guerra

A Conferência de Bretton Woods
Redoma de vidro com as bandeiras dos 45 países aliados participantes da conferência, localizada no Mount Washington Hotel, em Bretton Woods (Foto: Wikimedia)

A Conferência de Bretton Woods foi o encontro entre os 45 países aliados onde foram firmados os acordos que guiariam a economia mundial após o fim da Segunda Grande Guerra em 1944, no hotel Mount Washington Hotel, na cidade de Bretton Woods. A reunião terminou no dia 22 de julho de 1944.

O sistema financeiro que ficou acordado no pós-guerra seria comandado pelos Estados Unidos. Depois se muito tempo, os EUA passaram a controlar as finanças do mundo, que passaram a maior parte da história sob controle dos europeus.

O dólar se tornou a principal moeda nas transações financeiras globais e referência para as moedas das outras 44 nações que faziam parte de Bretton Woods. Além disso, foram criadas as instituições financeiras mundiais, que tem o dever de sustentar o modelo: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

O FMI funciona como uma reserva financeira dos países, que buscam injeção de capitais na economia. O Banco Mundial é uma espécie de agência de crédito dos países capitalistas, fornecendo dinheiro para projetos de desenvolvimento em todo o planeta.

Fontes:
InfoEscola-Acordo de Bretton Woods

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *