Início » Vida » Comportamento » A era do marketing digital
Publicidade

A era do marketing digital

Como as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais, os anunciantes seguem o fluxo

No início deste ano, a BMW fez um anúncio no WeChat, um aplicativo de mensagens famoso na China, com cerca de 550 milhões de usuários mensais. Mas os seus anúncios foram mostrados apenas para aqueles cujos perfis indicavam potenciais compradores de carros caros. Para os outros foram mostrados anúncios de produtos mais acessíveis, como smartphones. A campanha, entretanto, feriu alguns egos. Algumas daquelas pessoas que não receberam a propaganda reclamaram por se sentirem perdedores. A experiência da montadora mostra a complexidade da publicidade atual. Hoje em dia, é muito fácil que clientes insatisfeitos tenham suas vozes ouvidas.

Não muito tempo atrás o marketing de mídia social era algo que os gerentes de marca poderiam pedir aos seus estagiários para fazer. Enquanto que hoje em dia este tipo de marketing se tornou um pilar do setor de publicidade. As redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn têm cultivado vastas plateias. A publicidade online de todos os tipos continua a crescer, e dentro dessa categoria, os gastos em anúncios de mídia social passaram de praticamente nada há alguns anos para talvez US$ 20 bilhões neste ano.

As redes sociais reúnem todos os tipos de dados sobre cada usuário, como idade, padrões de consumo, interesses e assim por diante. Isto significa que os anúncios podem ser direcionados ao público com uma precisão antes impensável. Além disso, estas plataformas estão vendendo anúncios que contêm botões de “compre agora”, permitindo que os usuários concluam uma compra sem sair de casa.

 

Fontes:
The Economist-A brand new game

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *