Início » Economia » Agências do governo são um obstáculo econômico para Washington?
CAPITAL DOS EUA

Agências do governo são um obstáculo econômico para Washington?

A dispersão geográfica das agências governamentais solucionaria o problema da concentração do poder político e econômico de Washington?

Agências do governo são um obstáculo econômico para Washington?
Uma motivação potencial da dispersão das agências governamentais seria a redução de custos (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As preocupações em relação à desigualdade regional e a frustração com as elites estão atraindo o interesse para uma ideia intrigante. A dispersão das agências governamentais seria uma solução para controlar o poder econômico e político de Washington?

Talvez seja útil iniciar a discussão com uma perspectiva geográfica. A geografia metropolitana dos Estados Unidos é multipolar. Washington, por sua vez, não é uma das maiores áreas metropolitanas dos EUA, nem a mais rica, ou a de mais rápido crescimento. A economia da área metropolitana de Washington equivale a uma parcela menor do PIB americano do que a proporção de Ottawa no PIB do Canadá. Além disso, dos quase 2 milhões de funcionários civis do governo federal, apenas 15% estão localizados na área de Washington.

Uma motivação potencial da dispersão das agências governamentais seria a redução de custos. O custo de moradia em Washington é caro, o que significa que os salários precisam ser mais altos do que os pagos em outros lugares, a fim de compensar o custo de vida local. Mas a cidade oferece uma série de oportunidades de lazer, de atividades culturais e de consumo, entre outros atrativos. A transferência de uma agência para uma cidade menos cosmopolita não significaria uma economia em termos reais devido à compensação salarial para atrair funcionários.

Além disso, a concentração de riqueza em Washington tem uma estreita relação com o complexo industrial militar e não com a burocracia governamental. Os investimentos do setor privado em equipamentos militares e fabricação de armas estimulam a economia local, assim como os investimentos em segurança, inteligência e tecnologia.

Fontes:
The Economist-Should America break up Washington?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *