Início » Economia » Aproximação entre China e EUA faz ações dispararem
ECONOMIA

Aproximação entre China e EUA faz ações dispararem

O Nikkei subiu 2,5% no Japão, enquanto o Hang Seng subiu 3,7% em Hong Kong. Na Coreia do Sul, o índice Kospi teve o seu melhor dia em sete anos

Aproximação entre China e EUA faz ações dispararem
Aproximação comercial acalmou o mercado mundial (Foto: Shealah Craighead/White House)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na última quinta-feira, 1, que teve uma “longa e boa conversa” com o chefe de Estado da China, Xi Jinping. Com a mensagem, as ações dispararam no mercado asiático, reduzindo os impactos da guerra comercial entre os países, que se estende por meses.

De acordo com Trump, foram tratados muitos assuntos durante o diálogo, dando prioridade ao comércio internacional entre os países. Ademais, o chefe de Estado americano reforçou o desejo de encontrar Xi Jinping na cúpula do G20, que acontece no fim de novembro, na Argentina.

“Tive uma longa e muito boa conversa com o presidente Xi Jinping, da China. Nós conversamos sobre muitos assuntos, com uma forte ênfase no comércio. Essas discussões estão progredindo muito bem com as reuniões agendadas no G20, na Argentina. Também teve uma boa discussão sobre a Coréia do Norte!”, escreveu Trump nas redes sociais.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou, nesta sexta-feira, 2, que os chefes de Estados tiveram uma conversa positiva, com a dupla acreditando que deveriam “melhorar as relações comerciais”. As mensagens acalmaram o mercado internacional, que teme a intensificação de uma guerra comercial.

O Nikkei subiu 2,5% no Japão, enquanto o Hang Seng subiu 3,7% em Hong Kong. Na Coreia do Sul, onde a economia dava sinais de desaceleração, o índice Kospi teve o seu melhor dia em sete anos, subindo 3,5%. Ganhos semelhantes foram registrados em diferentes lugares do mundo. O dólar, por outro lado, caiu, dando um alívio para mercados emergentes.

Os Estados Unidos e a China vêm sobretaxando produtos há vários meses, em um valor avaliado em centenas de bilhões de dólares. Trump, inclusive, ameaçou impor novas tarifas, sobre outras exportações, em um valor de US$ 500 bilhões.

Fontes:
The Guardian-Shares soar as Trump hints at possible US-China trade deal
Xinhua-Xi, Trump have telephone conversation, to meet during G20 summit

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *