Início » Economia » As vantagens na extração do xisto betuminoso
Mais rentável

As vantagens na extração do xisto betuminoso

Uma segunda revolução do xisto pode estar a caminho e permitirá a extração de ainda mais petróleo

As vantagens na extração do xisto betuminoso
Os novos métodos de extração de xisto são mais limpos (Reprodução/Internet)

Os leitos de xisto betuminoso do mundo podem conter o equivalente a até nove vezes mais petróleo que todos os poços convencionais. Curiosamente, o xisto betuminoso não tem nada a ver com o fraturamento, uma técnica para extrair petróleo e gás de um tipo diferente de xisto, por meio de perfuração horizontal e fraturamento hidráulico.

Os EUA foram abençoados com quantidades enormes de ambos os tipos de xisto. Os seus pioneiros do fraturamento exploraram com sucesso um tipo, transformando a oferta de energia do país. Mas até agora, extrair a energia do xisto betuminoso em geral se revelou pouco rentável, e ainda mais ambientalmente nocivo que outras formas de extração de combustíveis fósseis.

No entanto, uma segunda revolução do xisto está se anunciando, na qual modos mais limpos e eficientes estão sendo descobertos para extrair petróleo e gás de rochas. Embora os novos métodos de explorar as rochas sejam mais limpos que os antigos, os ambientalistas ainda têm muito com o que se preocupar.Essas tecnologias rivais ainda tem que provar sua confiabilidade em larga escala, e elas não são nem um pouco baratas.

Mas quando o fraturamento se revelou mais econômico e menos ambientalmente danoso que os céticos esperavam, as novas técnicas de extrair os hidrocarbonetos do xisto tem o potencial de revolucionar o setor petrolífero mais uma vez. Os EUA relaxaram sua proibição sobre a exportação de petróleo cru. Caso a segunda revolução do xisto seja bem-sucedida, o país terá muito mais petróleo para vender.

Fontes:
The Economist-Flaming rocks

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *