Início » Economia » Atividade industrial na China registra pior contração em 6,5 anos
Economia na China

Atividade industrial na China registra pior contração em 6,5 anos

Retração reflete desaceleração do PIB e mudanças estruturais na segunda maior economia do mundo

Atividade industrial na China registra pior contração em 6,5 anos
Indústria chinesa vem sofrendo queda nos últimos meses (Foto: Wikipedia)

A consultoria Caixin apontou nesta quarta-feira, 23, que o índice geral de compras industrial (PMI, sigla em inglês) da China caiu para 47,0 no mês de setembro, atingindo o seu nível mais baixo nos últimos seis anos e meio.

O PMI oficial da China é um indicador elaborado mensalmente a partir de pesquisas realizadas com cerca de 3 mil empresas de diferentes tamanhos. Valores acima de 50 indicam expansão, e abaixo indicam contração.

Nos últimos meses, o índice chinês vem sofrendo queda (47,8 em julho e 47,3 em agosto), o que reflete as mudanças estruturais no país. O setor industrial tem pesado menos na maior economia do mundo e o setor de serviços vem ganhando importância.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou para 7% (estimativa anual) no segundo trimestre do ano, assim como no primeiro trimestre. É o seu menor ritmo trimestral desde 2009.

De acordo com o governo chinês, a meta de crescer 7% em 2015 será cumprida. Já algumas entidades e o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), não confirmam a projeção e acreditam que o crescimento do PIB ficará em 6,8%.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Atividade industrial na China registra em setembro pior nível em 6,5 anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *