Início » Economia » Banco Central eleva taxa de juros para 10,5%
Sétima alta seguida

Banco Central eleva taxa de juros para 10,5%

Decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado

Banco Central eleva taxa de juros para 10,5%
Presidente do BC, Alexandre Tombini (Fonte: Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 15, elevar a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, de 10% para 10,5% ao ano.

A decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado. A alta da Selic é a sétima consecutiva, desde abril do ano passado.

O Banco Central justificou a decisão pelos temores de alta da inflação. O presidente do BC, Alexandre Tombini, disse que a inflação mostrou resistência “ligeiramente acima” do esperado. “Essa resistência da inflação, em grande medida, se deveu à depreciação cambial ocorrida nos últimos semestres, a custos originados no mercado de trabalho, além de recentes pressões no setor de transportes”, ressaltou.

Após o anúncio da alta da Selic, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) disse que “2014 começa mal”. Em comunicado, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ressaltou que “a inflação precisa ser contida, mas é necessário buscar alternativas para combatê-la que não penalizem tanto a atividade econômica e a vida das empresas e das pessoas”.

A decisão do BC também foi criticada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e pela Força Sindical, que afirmou, em comunicado, que “as consequências da elevação da taxa são mais que notórias: redução de consumo, de produção e de emprego”.

Fontes:
Yahoo! Notícias - Banco Central eleva em meio ponto a Selic, para 10,5%

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. ney disse:

    ALGUÉM JÁ SE PERGUNTOU QUEM É O DONO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL?

    Não é o governo.

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    EU NÃO ENTENDO MUITO DESTA DE TAXA SELIC, MAIS TODO O ANO QUANDO AUMENTA O SALÁRIO mínimo TUDO AUMENTA E OS 6% DADO AO ASSALARIADO QUE FOI DE R$ 46,00 NÃO VALEU DE NADA. PORQUE NÃO ACABAM E NOS MATA A TODOS COMO FEZ HITLER

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *