Início » Economia » Barril de petróleo tem menor cotação em seis anos
Crise do petróleo

Barril de petróleo tem menor cotação em seis anos

O barril do óleo Brent, negociado em Londres e usado como referência internacional, caiu para US$ 46

Barril de petróleo tem menor cotação em seis anos
Só nas últimas sete semanas, a queda foi de 36% (Reprodução/AFP)

Em uma conferência na última segunda-feira, 12, em Abu Dabi, o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Mazroui afirmou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não deve reduzir sua produção, mesmo com a grande queda nos preços do petróleo.

Mazroui reafirmou o posicionamento oficial do grupo e voltou a culpar o excesso de produção do chamado gás de xisto americano pelo desequilíbrio no setor petrolífero. Desde que o preço do petróleo começou a cair, os maiores países produtores do Golfo Pérsico, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos têm sido pressionados para diminuir a produção e manter o ajuste de preços, equilibrando a oferta e demanda.

O barril do óleo Brent, negociado em Londres e usado como referência no mercado internacional, recuou a US$ 46, menor preço em seis anos. Com isso, o valor da commodity já acumula queda de 60%. Só nas últimas sete semanas, a queda foi de 36%.

O Ministro de Energia declarou ainda que a partir do segundo semestre, será mais viável projetar os rumos do setor, já que tem sido pressionado a estimar um patamar ideal de preço do petróleo. “A História nos mostra que sempre que tentamos prever o que vai acontecer, chegamos a uma resposta errada. O que eu diria é que é improvável vermos uma alta repentina. Vai levar algum tempo. Tudo depende do que vamos ver neste trimestre e no próximo. A primeira metade de 2015 vai nos dar mais dados para prever o que vai acontecer “ declarou.

 

Fontes:
O Globo-Petróleo cai à mínima em seis anos, e ministro árabe culpa excesso de produção nos EUA por crise

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *