Início » Economia » BC corta juros para 6% ao ano
ECONOMIA

BC corta juros para 6% ao ano

Trata-se da primeira redução na taxa Selic em um ano e quatro meses

BC corta juros para 6% ao ano
Decisão do BC surpreendeu os analistas do mercado financeiro (Fonte: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, de 6,5% para 6% ao ano.

Trata-se da primeira redução desde março do ano passado. A decisão do Banco Central surpreendeu os analistas do mercado financeiro, que aguardavam um corte de 0,25 ponto percentual.

Em comunicado, o Copom ressaltou que “reconhece que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que a continuidade desse processo é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.

Ainda de acordo com o BC, podem ocorrer novas reduções nos próximos meses. O texto divulgado pelo Copom destaca que “a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo”.

O Banco Central também ressaltou que “indicadores recentes da atividade econômica sugerem possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia brasileira. O cenário do Copom supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual. O cenário externo mostra-se benigno, em decorrência das mudanças de política monetária nas principais economias”.

A previsão é de que a próxima reunião do Copom seja realizada nos dias 18 e 19 de setembro.

A meta de inflação para este ano é de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Para 2020, a meta é de uma inflação de 4%, também com tolerância de 1,5 ponto percentual.

Fontes:
EBC - Banco Central surpreende e reduz juros básicos para 6% ao ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *