Início » Economia » BC eleva taxa de juros para 14,25% ao ano
Maior patamar em nove anos

BC eleva taxa de juros para 14,25% ao ano

Foi a sétima alta consecutiva da Selic, que atingiu o maior patamar em nove anos

BC eleva taxa de juros para 14,25% ao ano
Fachada do Banco Central, em Brasília (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 29, elevar a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, de 13,75% para 14,25% ao ano.

Foi a sétima alta consecutiva da Selic, que atingiu o maior patamar em nove anos, quando estava em 14,75% ao ano. A decisão, que foi tomada por oito dos nove diretores do BC, já era esperada pelo mercado.

Em nota, o BC informou que o “Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”.

O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Tony Volpon, optou por não participar da reunião, em iniciativa inédita. Volpon causou polêmica após ter descartado, na semana passada, em encontro com investidores, a possibilidade de votar por uma redução dos juros até que a projeção do BC aponte para uma inflação no centro da meta. A declaração foi encarada por alguns analistas de mercado e políticos como uma antecipação do voto na reunião desta quarta.

A próxima reunião do Copom está marcada para o início de setembro. As previsões, no entanto, divergem sobre a possibilidade e a intensidade de uma nova alta da taxa Selic.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Juros sobem pela 7ª vez seguida e Selic chega a 14,25%, maior nível em 9 anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *