Início » Economia » BC mantém Selic em 6,5% ao ano
TAXA DE JUROS

BC mantém Selic em 6,5% ao ano

Decisão anunciada nesta quarta já era esperada pelo mercado financeiro

BC mantém Selic em 6,5% ao ano
Decisão foi tomada por unanimidade (Foto: PxHere)

Em uma decisão que já era esperada pelo mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve, pela quarta vez consecutiva, os juros básicos da economia brasileira, a Selic, em 6,5% ao ano.

A decisão, anunciada nesta quarta-feira, 19, foi tomada por unanimidade. Analistas financeiros acreditam que a taxa deve ser mantida neste mesmo patamar até o final deste ano. Já em 2019 e expectativa é de que os juros subam gradualmente até 8% ao ano.
Em comunicado, o Copom ressaltou que o cenário econômico atual “ainda prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural. Esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora”.

Ainda de acordo com o Copom, “a continuidade do processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para a manutenção da inflação baixa no médio e longo prazos, para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.

“Os principais riscos seguem associados à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas e a incertezas referentes ao comércio global”, ressaltou o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Fontes:
EBC - Banco Central mantém juros básicos em 6,5% ao ano
G1 - Comitê de Política Monetária mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *