Início » Economia » BC reduz taxa de juros para 5,5% ao ano
MENOR VALOR DA HISTÓRIA

BC reduz taxa de juros para 5,5% ao ano

Trata-se do menor nível já registrado desde o início da série histórica, em 1986

BC reduz taxa de juros para 5,5% ao ano
Copom afirmou que os juros devem encerrar 2019 em 5% ao ano (Fonte: Reprodução/Wilson Dias/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, para 5,5% ao ano. Trata-se do menor nível já registrado desde o início da série histórica, em 1986. O corte já era esperado pelo mercado financeiro.

O Copom ressaltou que a decisão “reflete seu cenário básico e balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2020”.

Ainda de acordo com o Copom, pelo cenário atual, os juros devem encerrar 2019 em 5% ao ano, permanecendo neste patamar até o fim de 2020.

Analistas ouvidos pelo portal UOL acreditam, no entanto, que há espaço para novos cortes na Selic, destacando que a expectativa é de que a taxa básica de juros da economia brasileira encerre o ano em 4,5%.

Em comunicado, o comitê afirmou ainda que “avalia que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que perseverar nesse processo é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.

A decisão do Copom de reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro, que publicou a notícia no Twitter e comentou: “é a economia dando certo”.


Fontes:
EBC - Copom reduz Selic para 5,5% ao ano
Uol - Para analistas, Selic pode terminar o ano em 4,5%

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *