Início » Economia » BHP Billiton anuncia plataforma online para de venda minério de ferro
Mineradoras

BHP Billiton anuncia plataforma online para de venda minério de ferro

Agitação de clientes chineses deve levar Vale a adotar sistema de negociação de preços de curto prazo

BHP Billiton anuncia plataforma online para de venda minério de ferro
Plataforma online da BHP deve sacudir mercado global do minério de ferro

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com a aproximação da crise internacional, as grandes mineradoras já começam a ceder às pressões do setor siderúrgico chinês para adotar um sistema de negociação de preços de curto prazo. A anglo-australiana BHP Billiton deu o primeiro passo, anunciando a criação, até 2012, de uma plataforma online para as vendas de minério de ferro.

O mesmo caminho deve ser seguido pela Vale, que já estaria preços próximos às cotações no mercado à vista a clientes chineses. “Os clientes estão muito agitados na China. Se os fornecedores migrarem para uma precificação à vista, a Vale vai acompanhar”, disse um executivo do setor.

A pressão chinesa encontra eco forte entre as grandes mineradoras. Só a Vale destina 41,9% de suas vendas de minério de ferro e pelotas para o país asiático. Em 2010, as produtoras de aço chinesas importaram mais de 600 milhões de toneladas, e a expectativa para este ano gira em torno de 670 milhões de toneladas de minério.

Segundo o executivo-chefe da divisão de ferrosos e carvão da BHP Billiton, Marcus Randolph, a plataforma de negociação online será chamada de Minério Global. O sistema funcionará como uma espécie de bolsa eletrônica de valores, onde os preços vão aparecer em uma tela. Com isso, a companhia espera oferecer aos clientes uma formação de preços mais transparente do que a fornecida pelos provedores de índices, como o Platts.

A BHP informou que o sistema permitirá que os consumidores e produtores de minério possuam uma plataforma própria de negociação. As instituições financeiras também poderão participar. O vice-presidente e diretor comercial da ArcelorMittal, Simon Wandke, concorda com Randolph de que há potencial para um mercado de derivativos de minério de ferro mais transparente e com mais liquidez.

Fontes:
Estadao.com - Preço do minério recua e empresas já admitem abandonar reajuste trimestral

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *