Início » Economia » Brasil deve cair no ranking das maiores economias mundiais
Ranking

Brasil deve cair no ranking das maiores economias mundiais

Segundo a empresa de consultoria Economist Intelligence Unit, Brasil deve perder posto de 7ª maior economia para Índia, que também ultrapassará a Itália

Brasil deve cair no ranking das maiores economias mundiais
Desde 2011, o PIB brasileiro cresceu apenas 2%, cerca de metade da taxa média que era projetada para o país em meados da década passada (Reprodução/ Internet)

De acordo com uma previsão da empresa de consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) deve somar US$ 2,12 trilhões em termos nominais neste ano. Com isso, o Brasil deve perder o posto de 7ª economia mundial para a Índia, que somará US$ 2,48 trilhões, e também deixará para trás a Itália, atual 8ª maior economia.

Essa tendência já era prevista por economistas para acontecer nesta década, diante das altas taxas de expansão da Índia. O fraco crescimento do Brasil e a recuperação da economia indiana, depois de percalços nos últimos anos, contribuíram para a possível materialização da projeção em 2015.

Desde 2011, o PIB brasileiro expandiu apenas 2%, cerca de metade da taxa média que era projetada para o país em meados da década passada. Na Índia, por sua vez, o crescimento, que atingiu dois dígitos em 2010, chegou a cair para 4,7% dois anos depois. No entanto, em 2014, a economia indiana ensaiou uma recuperação, ao contrário da brasileira que ficou estagnada.

A previsão da consultoria para este ano é de nova aceleração na Índia. A EIU projeta alta de 6,5%, ante 6% em 2014, e de outro ano de fraca expansão no Brasil, inferior a 1%.

Mudanças de posição no ranking das maiores economias do mundo não são incomuns. O Brasil chegou a desbancar o Reino Unido e alcançar a 6ª posição em 2011, para recuar novamente em 2012. Entretanto, a ascensão atual da Índia tende a ser definitiva, diante da expansão demográfica e da urbanização, que favorecem as altas taxas de expansão no país.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Brasil deve perder para a Índia o 7° lugar entre as maiores economias

1 Opinião

  1. Nelson disse:

    Brasil do Pt é muito dinâmico… Rsrsrs!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *