Início » Economia » Brasil é o sexto país com a pior participação das exportações no PIB
Economia fechada

Brasil é o sexto país com a pior participação das exportações no PIB

Vendas ao exterior representaram apenas 11,5% do PIB em 2014, o sexto menor percentual entre 150 países analisados pelo Banco Mundial

Brasil é o sexto país com a pior participação das exportações no PIB
Queda no ritmo de crescimento da China nos últimos três anos teve forte repercussão no Brasil (Foto: Flickr/Claus Bunks)

O Brasil é um dos países onde as exportações menos contribuem para o PIB. Em 2014, as vendas ao exterior representaram apenas 11,5% do PIB, o sexto menor percentual entre 150 países analisados pelo Banco Mundial.

O Brasil só ficou à frente de Afeganistão, Burundi, Sudão, República Centro-Africana e Kiribati. A média global são exportações equivalentes a 29,8% do PIB.

Leia também: Mercado financeiro piora projeção do PIB em 2015

O Brasil está abaixo do patamar global desde 1985, quando o Banco Mundial começou a registrar esses dados. O país responde por apenas 1,2% do fluxo internacional de mercados. Em comparação, os EUA respondem por mais de 10%.

Para piorar, a atual recessão e o ajuste fiscal estão afetando o desempenho da balança comercial brasileira. Segundo o último boletim da Associação Promotora de Estudos da Economia (Apec), de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2014, as exportações brasileiras caíram 17,1%. A queda nas exportações foi mais acentuada para a China (-28%), Estados Unidos (-7,6%), Argentina (-16,0) e Holanda (-29,7%).

A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil, com exportações brasileiras, de janeiro a maio, de US$ 13,7 bilhões. A queda no ritmo de crescimento econômico da China nos últimos três anos, de 10% para 7%, teve forte repercussão no Brasil, principalmente sobre as exportações, e particularmente sobre a Vale.

 

Fontes:
Folha - Só cinco países exportam menos que o Brasil em proporção ao PIB

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *