Início » Economia » Brasil fica em penúltimo lugar em ranking da CNI sobre competitividade
Ranking

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking da CNI sobre competitividade

Desde 2012, país está nessa posição. Nessa edição, Brasil só supera a Argentina

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking da CNI sobre competitividade
O melhor desempenho do Brasil no ranking de competitividade é em disponibilidade e custo da mão de obra (Reprodução/Alexandre Battibugli / VOCÊ S/A)

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking de competitividade para o ambiente de negócio. O ranking faz parte do estudo “Competitividade Brasil 2014”, divulgado nesta quarta-feira, 14, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, no quesito competitividade, o Brasil só supera a Argentina.

“Esta é a quarta edição do estudo e, desde 2012, o Brasil se mantém na mesma posição na lista que, além da Argentina, inclui Colômbia, México, Polônia, Turquia, Índia, Rússia, África do Sul, Chile, China, Espanha, Austrália, Coreia do Sul e Canadá”, diz o documento.

O estudo é realizado pela CNI desde 2010. Desde 2012, o Brasil está na penúltima colocação no ranking. O trabalho, que inclui 15 países, revela a posição do Brasil em relação aos outros, nos seguintes fatores: disponibilidade e custo da mão de obra; disponibilidade e custo do capital; infraestrutura e logística; peso dos impostos; ambiente macroeconômico; ambiente microeconômico; educação; e tecnologia e inovação.

No topo da lista, segundo o levantamento, está o Canadá, seguido pela Coreia do Sul e Austrália. O Brasil, por sua vez, só não está no terço inferior do ranking, ou seja, entre a 11ª e 15ª posições, nos fatores disponibilidade e custo da mão de obra, e tecnologia e inovação.

No último ano, o país avançou no quesito disponibilidade e custo da mão de obra, peso dos tributos e ambiente microeconômico. Contudo, piorou nos fatores infraestrutura e ambiente macroeconômico. De acordo com a pesquisa, o Brasil é último colocado no quesito disponibilidade e custo do capital, seguido pela Índia. O melhor desempenho do Brasil no ranking de competitividade é em disponibilidade e custo da mão de obra, em 4º lugar.

 

Fontes:
Exame-Brasil é penúltimo em ranking da CNI sobre competitividade
G1-Brasil fica em penúltimo lugar em ranking de competitividade em 2014

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    O melhor desempenho do Brasil no ranking de competitividade é em disponibilidade e custo da mão de obra, em 4º lugar” — isso significa apenas que temos muita gente desempregada, mormente entre os trabalhadores de baixa escolaridade e baixa qualificação profissional, e que os salários são baixos em comparação com os pagos nos países mais desenvolvidos. Somos ‘mão de obra barata’, apenas isso!
    Vergonhoso!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *