Início » Economia » Brasil está na retaguarda do G-20
Ranking econômico

Brasil está na retaguarda do G-20

Entre as 20 maiores economias do mundo, apenas Itália e Argentina cresceram menos que o Brasil neste ano

Brasil está na retaguarda do G-20
No ano que vem, a previsão é que o Brasil seja o país com a menor taxa de crescimento depois da Rússia (Reprodução/AFP)

A presidente Dilma vai ter muito pouco (além de sua vitória apertada no segundo turno) para se vangloriar neste fim de semana em Brisbane, Austrália, onde se reúne com outros chefes de Estado do G-20, o grupo dos principais países industrializados e emergentes do mundo.

Leia também: Más notícias para Dilma Rousseff

Entre as 20 maiores economias representadas em Brisbane, apenas Itália e Argentina tiveram um crescimento econômico menor que o Brasil neste ano. De acordo com o banco Morgan Stanley, no ano que vem o Brasil ficará à frente apenas da Rússia.

Cada dia traz mais evidências do tamanho da confusão que Dilma deixou para si mesma. Dados oficiais divulgados nas últimas três semanas mostraram um déficit orçamentário gigante, queda na produção industrial e aumento da pobreza. Até a taxa de desemprego está começando a vacilar.

Se isso não bastasse, na sexta-feira a polícia federal prendeu dezenas de diretores de empreiteiras e pessoas ligadas ao governo por suspeita de corrupção na Petrobras. Entre os presos na Operação Lava-Jato, um ex-diretor da Petrobras, bem como executivos de várias empreiteiras envolvidas nas principais obras públicas do país, com contratos com a estatal que chegam a R$ 56 bilhões.

Com manchetes como estas não é de se admirar que os analistas, que já tiveram de cortar suas previsões do crescimento da economia brasileira em 2014 para praticamente zero, estejam ocupados cortando a do próximo ano também.

 

 

Fontes:
The Economist - Dilma's doldrums

3 Opiniões

  1. willians rodrigues gomes disse:

    O resultado das urnas mostraram que os PTralhas, e o caminho que continua trilhando nossa Preside(A)nta e sua equipe, está no azimute correto para se perpetuarem no poder.
    Tudo o que ocorre no País está sob o aval dos acéfalos de plantão, inclusive com o apoio midiático de alguns organismos como o jornal O Globo, Folha de São Paulo,TV Globo, revista Época, etc.
    Mensalão, Petrolão, Golpe na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, empréstimos a Países sem aval do Congresso Nacional e com contratos sigilosos.
    Estes poucos exemplos, bastariam para a erradicação do câncer governista em qualquer País minimamente civilizado. Mas na Pindorama tudo pode, inclusive a presença do ministro da Venezuela fortalecendo, com o MST. o acordo firmado a partir do Foro de São Paulo, para a implementação de uma ditadura socialista na América Latina.
    Aqui tudo pode, inclusive o próprio Ministro da Justiça afirmar que a Preside(A)nta “autorizou” a PF investigar a máfia na Petrobrás, como se esta força policial fosse propriedade particular e não um órgão de Estado, é o fim da picada.
    Ainda não consigo ver o túnel, muito menos a luz no final dele.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Vi madame na Austrália. Perdida como sempre. Em algumas cenas ela mostra claramente que nem sabe para que lado deve ir. Nem o que fazer. Como no Brasil. Devia ter levado o marqueteiro.

  3. Joma Bastos disse:

    Assim como a Dilma só vê o putin, o Brasil estará, em termos de exportação, atrelado à Rússia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *