Início » Economia » Brasil registra pior geração de empregos em dez anos
Novos postos de trabalho

Brasil registra pior geração de empregos em dez anos

Em 2013, foram gerados 1,1 milhão de empregos com carteira assinada, número 14,1% menor do que o registrado no ano anterior

Brasil registra pior geração de empregos em dez anos
Cerca de 1,1 milhão de empregos foram gerados em 2013 (Reprodução/Internet)

O Brasil teve em 2013 o pior resultado em geração de empregos formais dos últimos dez anos. Foram criadas 1,1 milhão de vagas com carteira assinada, o que representa 14,1% menos do que o registrado no ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho.

Em 2012, o mercado de trabalho gerou 1,3 milhão de novos postos de trabalho. Em dezembro, a redução de vagas de trabalho formal foi de 449,5 mil, o que foi um pouco menor do que o identificado no mesmo mês em 2012, quando a redução foi de R$ 497 mil vagas.

O saldo de 2013 ficou abaixo do esperado pelo governo, cuja expectativa era de fechar o ano com o resultado positivo de 1,4 milhão de novos postos de trabalho. “Tivemos um crescimento do PIB que não foi alto, não pode a geração de emprego contrariar a realidade”, explica o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que espera nos próximos cinco anos resultados similares ao registrado no ano passado, o que foi definido por ele como um “milagre”.

Para Dias, o milagre está em gerar “empregos razoáveis”. A expectativa para 2014 é de gerar entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de novos empregos, com isso cerca de 6 milhões de novas vagas terão sido geradas no governo Dilma.

Salários de admissão aumentaram

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram também que o salário médio de admissão do brasileiro teve aumento real de 2,59% em relação a 2012, o que representa o valor de R$ 1.104,12. O aumento médio dos salários foi de 42,9% em dez anos, segundo Dias.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Brasil cria 1,1 milhão de empregos em 2013, pior resultado em dez anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Joaquim Caldas disse:

    Desde que o PT assumiu a desgraça do povo,governo de ladrões,que fala-se em 35 milhões de empregos conseguidos por Lula e Dilma.Sou economista e estou desempregado desde que acabaram com os banco estaduais dando azo ao capital judeus na economia da nação,pelo capital estrangeiro.Factóide? Quem mais sungou o suor do povo foram os bancos! Repercussão,dívida publica vitalícia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *