Início » Economia » Cambridge Analytica anuncia fim das atividades
VAZAMENTO DE DADOS

Cambridge Analytica anuncia fim das atividades

Em comunicado, a empresa diz que a cobertura midiática ‘injustamente negativa’ foi responsável por afastar clientes

Cambridge Analytica anuncia fim das atividades
A consultoria foi acusada de usar ilegalmente dados de usuários do Facebook para favorecer Trump em 2016 (Foto: Divulgação)

Pivô do escândalo de uso irregular de dados de 87 milhões de usuários do Facebook, a consultoria britânica Cambridge Analytica anunciou na última quarta-feira, 2, o encerramento de suas atividades. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial.

A consultoria foi acusada de ter usado dados coletados de usuários da rede social, sem o consentimento dos mesmos, para favorecer a campanha de Trump em 2016. Apesar de o Facebook admitir que a consultoria teve acesso às informações em 2014, a empresa nega a acusação.

“Hoje, a SCL Elections Ltd [matriz da consultoria], e todos os afiliados britânicos Cambridge Analytica LLC preencheram os requerimentos para iniciar os procedimentos de insolvência no Reino Unido. A empresa irá cessar imediatamente todas as operações”, diz o comunicado oficial.

A Cambridge Analytica diz ser inocente e afirma que a cobertura midiática negativa afastou clientes, o que acabou resultando no fim das atividades. “Embora essa decisão tenha sido extremamente dolorosa para os líderes da Cambridge Analytica, eles reconhecem que é ainda mais difícil para os funcionários dedicados da empresa que descobriram hoje que vão perder seus empregos por conta dos danos causados pela cobertura da mídia injustamente negativa”, diz o comunicado.

Na época que o vazamento de dados veio à tona, a Cambridge Analytica suspendeu seu presidente-executivo, Alexander Nix, enquanto aguardava uma investigação independente sobre o caso. O escândalo fez com que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tivesse que depor perante o Senado americano, em abril. Na ocasião, Zuckerberg pediu desculpas públicas pelo vazamento de dados.

Apesar de encerrar as atividades, a Cambridge Analytica não se livra da investigação na Justiça. Um porta-voz do Facebook disse que o fato de a consultoria encerrar suas atividades não muda o “compromisso e determinação” da rede social em entender exatamente o que aconteceu. “Continuamos a investigar em cooperação com as autoridades competentes”, disse a BBC.

 

Leia também: Cambridge Analytica: quem navega os votos é o mar, ou melhor, o Ocean
Leia também: Vazamento do Facebook afetou 443 mil brasileiros

Fontes:
DW-Cambridge Analytica anuncia fim das atividades
Público-Cambridge Analytica anuncia encerramento

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *