Início » Vida » Ciência » Canadense reinventa ônibus
Tecnologia

Canadense reinventa ônibus

Além de ser um designer influente e um investidor conhecido, Charles Bombardier é responsável pela fabricação de aviões, trens e outros veículos

Canadense reinventa ônibus
O resultado é o Xoupir (pronuncia-se 'zupir') (Divulgação/Charles Bombardier)

O jornal Globe & Mail, de Toronto, pediu ao canadense Charles Bombardier, que projeta objetos, que reinventasse os ônibus para uma das cidades mais movimentadas do país. Além de ser um designer influente e um investidor conhecido, ele é responsável pela fabricação de aviões, trens e outros veículos.  O resultado é o Xoupir (pronuncia-se “zupir”).

Com motores elétricos, o ônibus recarregaria as baterias através de uma rede sem fio e por bobinas de indução escondidas sob o asfalto, que só seriam ligadas quando o veículo passasse sobre elas. Além disso, painéis solares, instalados no teto do veículo, forneceriam energia para a estação WiMax a bordo, uma unidade que ofereceria wi-fi ultrarrápido para os passageiros e qualquer outra pessoa localizada a um raio de 1,5 quilômetro.

As janelas, por sua vez, modificariam sua transparência de acordo com o tempo, já o corpo do ônibus seria forrado com diodos orgânicos emissores de luz, que poderia exibir uma série de anúncios para os pedestres e motoristas ao redor.

A passagem seria paga com um aplicativo de smartphone ou um leitor biométrico. No entanto, o aspecto mais audacioso do Xoupir provavelmente é que ele é inteiramente baseado em tecnologias já existentes. A indução não é o método de recarga elétrica mais eficiente e ainda não existem ruas largas o suficiente para permitir a instalação de bobinas sob sua superfície, mas uma autoridade municipal poderia, um dia, abrir corredores e faixas exclusivas com esse tipo de pavimentação. E a possibilidade de oferecer wi-fi e anúncios poderia gerar parte do financiamento necessário.

Fontes:
BBC-Será este o ônibus do futuro?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *