Início » Economia » China e Índia investem pesado na batalha contra as mudanças climáticas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

China e Índia investem pesado na batalha contra as mudanças climáticas

Os grandes poluidores do mundo estão acelerando seus investimentos em fontes de energia renováveis, deixando os EUA para trás

China e Índia investem pesado na batalha contra as mudanças climáticas
Progresso do país número um em poluição, a China, e do terceiro maior, a índia, estão surpreendendo (Foto: Pixabay)

Até recentemente a China e a Índia eram vistas como obstáculos na batalha contra as mudanças climáticas. No entanto, ambos os países aceleraram seus investimentos em fontes de energias renováveis, reduzindo sua dependência nos combustíveis fósseis. Agora são os Estados Unidos, de Donald Trump, que parecem estar atrasando o combate. A informação é do New York Times.

Segundo uma pesquisa divulgada na última semana, no encontro de mudanças climáticas das Nações Unidas na Alemanha, a China e a Índia devem atingir facilmente as metas climáticas que estabeleceram para si no Acordo de Paris, em 2015.

Todos os signatários do acordo concordaram em reduzir as emissões de dióxido de carbono, mas o progresso do país número um em poluição, a China, e do terceiro maior, a Índia, estão surpreendendo.

Esta é uma lição para os Estados Unidos, já que o governo Trump parece estar determinado em acabar com toda e qualquer iniciativa promovida por Barack Obama no Acordo de Paris. A China e a Índia estão percebendo que investir em energias renováveis pode ser benéfico para a economia. Ao investir pesado na energia solar e na eólica, o custo da tecnologia fica mais barato. Além disso, fontes renováveis podem gerar energia mais barata do que combustíveis fósseis como o carvão. Num recente leilão na China, o Kw/h custava cerca de US$ 3,79. O custo era 50% menor do que no ano passado e 24% menor que a média da energia gerada por combustíveis fósseis.

O entusiasmo da China e da Índia por energia mais limpa também vale para vencer a terrível poluição do ar que atinge cidades como Pequim e Nova Delhi. Os investimentos podem gerar uma melhora na saúde pública, que costuma sofrer com casos de doenças respiratórias.

Nesta corrida contra as mudanças climáticas, os Estados Unidos estão perdendo para a China e para a Índia.

Fontes:
The New York Times-China and India Make Big Strides on Climate Change

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *