Início » Economia » China está aplicando sanções severas a agentes poluidores
Poluição

China está aplicando sanções severas a agentes poluidores

As medidas de combate à poluição atmosférica na China são rigorosas em áreas industriais atingidas pela desaceleração econômica

China está aplicando sanções severas a agentes poluidores
O ar poluído é um grave perigo na maioria das cidades chinesas (Reprodução/Reuters)

No ano passado em um dia típico da mistura de fumaça e neblina do ar poluído em Pequim, o primeiro-ministro Li Keqiang declarou “guerra” à poluição atmosférica, um problema que se transformou em uma obsessão nacional. O ar poluído é um grave perigo na maioria das cidades chinesas, mas agora as medidas de proteção ambiental estão aplicando sanções severas a agentes poluidores. As agências regulatórias na maioria das províncias poluídas estão ordenando o fechamento de inúmeras empresas, que não cumprem as normas ambientais. Em algumas áreas as autoridades são punidas pelo fracasso em controlar a poluição. Os políticos estão dando menos ênfase ao crescimento do PNB, antes uma obsessão de autoridades de todos os níveis do governo, e mais destaque ao meio ambiente.

A transformação ambiental na China será penosa. As novas medidas aplicadas a pedreiras, moinhos e fábricas que poluem o meio ambiente coincidiram com a desaceleração econômica, que prejudicou a criação de novos empregos para as pessoas que haviam sido demitidas. O crescimento mais lento está em sincronia com os esforços do governo para restringir os investimentos imprevidentes e com o perigoso aumento da dívida. Mas essa desaceleração pode ajudar a diminuir a poluição no país. O consumo de carvão da China, um importante agente de poluição do ar e responsável por mudanças climáticas, diminuiu um pouco em 2014 depois de 14 anos de crescimento.

Fontes:
The Economist-The cost of clean air

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *